GREVE

COMO ESTÁ A GREVE EM SÃO PAULO HOJE? Confira linhas do Metrô de SP e da CPTM que estão funcionando e as que foram afetadas

O serviço de transporte sobre trilhos, operado pelo Metrô e pela CPTM, encontra-se parcialmente interrompido devido ao protesto dos metroviários e ferroviários de São Paulo

Cadastrado por

Suzyanne Freitas

Publicado em 28/11/2023 às 6:22 | Atualizado em 28/11/2023 às 6:25
Metrô entre as estações Fazenda da Juta e São Mateus, da Linha 15-Prata, em São Paulo - @metrospoficial// Instagram

Nesta terça-feira, 28 de novembro, os serviços do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) estão sendo afetados pela greve dos metroviários e ferroviários de São Paulo (SP).

O movimento grevista teve início à meia-noite no horário de Brasília, com previsão de duração de 24 horas.

A mobilização foi articulada por sindicatos que abrangem diversas categorias do funcionalismo público do estado de São Paulo.

Há expectativa de que as paralisações se estendam às escolas da rede estadual de ensino e ao atendimento prestado pela Sabesp.

MOTIVO DA GREVE

Um comunicado conjunto emitido pelas entidades organizadoras destaca que o movimento se posiciona contra a privatização de empresas públicas, incluindo Sabesp, CPTM e Metrô.

Os participantes do protesto também reivindicam a "reestatização dos serviços públicos privatizados" e o término das práticas de terceirização.

Além disso, os organizadores pressionam pela reintegração dos metroviários que foram dispensados após a paralisação da categoria em outubro.

 

LINHAS QUE FORAM AFETADAS

Metrô

Trens

LINHAS QUE ESTÃO FUNCIONANDO

Metrô

Trens

RODÍZIO 

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo anunciou a suspensão do rodízio municipal de veículos ao longo de todo o dia nesta terça-feira (28), devido à greve programada pelos funcionários do metrô e da CPTM.

ÔNIBUS

Apesar da suspensão do rodízio, a CET esclarece que as faixas e corredores de ônibus seguirão funcionando normalmente, de acordo com os horários estabelecidos. As regras para a Zona Azul também permanecerão inalteradas.

A CET destaca que as demais restrições vigentes na cidade, como a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF), continuarão em vigor.

Os ônibus municipais e intermunicipais deverão operar regularmente durante o período.

Tags

Autor

Webstories