Diversas pessoas buscam informações a respeito de uma possível greve geral em São Paulo (SP). De fato, foi anunciado uma paralisação geral recentemente pelos trabalhadores do Metrô, CPTM, Sabesp, assim como profissionais de outras instituições, incluindo a USP (Universidade de São Paulo) e a Fundação Casa.
A greve está para acontecer nesta terça-feira (28). Na tarde desta segunda, uma assembleia está agendada em frente à Câmara de Vereadores da cidade de São Paulo, com o propósito de deliberar sobre a decisão final em relação à greve.
.
GREVE GERAL? QUAIS CATEGORIAS SERÃO AFETADAS?
A paralisação abrangerá escolas, transporte público, unidades destinadas a jovens infratores e o fornecimento de água e esgoto, sendo programada como uma manifestação contra as propostas de privatizações defendidas pela administração de Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Os manifestantes também expressam repúdio aos cortes no orçamento estadual da Educação.
LINHAS DO METRÔ E DA CPTM QUE SERÃO AFETADAS
Metrô
- Linha 1-Azul;
- Linha 2-Verde;
- Linha 3-Vermelha;
- Linha 15-Prata.
CPTM
- Linha 7-Rubi;
- Linha 10-Turquesa;
- Linha 11-Coral;
- Linha 12-Safira;
- Linha 13-Jade.
MOTIVO DA GREVE
As categorias argumentam que as privatizações de serviços públicos, como linhas da CPTM e Sabesp, as terceirizações nas atividades do Metrô, os cortes de investimentos na educação e as demissões e suspensões de metroviários que participaram de paralisações anteriores são os motivos que as levaram a cruzar novamente os braços.