SÍNDROME DE BURNOUT

SÍNDROME DE BURNOUT: conheça 8 sinais e sintomas

Veja 8 sinais e sintomas de Burnout

Cadastrado por

Jefferson Albuquerque

Publicado em 22/11/2023 às 10:15 | Atualizado em 22/11/2023 às 14:51
SÍNDROME DE BURNOUT: conheça sinais e sintomas - FREEPIK/BANCO DE IMAGENS

Jornadas extenuantes, pressão elevada e demandas crescentes têm levado à exaustão física, emocional e mental em muitos profissionais.

Identificar esses sintomas como uma doença ocupacional, a Síndrome de Burnout, tornou-se cada vez mais comum, ainda que nem sempre seja facilmente reconhecida pelos afetados.

O QUE É A SÍNDROME DE BURNOUT?

A Síndrome de Burnout é um tipo de esgotamento profissional causado por estresse crônico no ambiente de trabalho.

Ela se manifesta quando um indivíduo está exposto a condições laborais extremamente exigentes, como jornadas excessivas, pressão constante, falta de reconhecimento, entre outros fatores.

Essa síndrome é caracterizada por um estado de esgotamento físico, emocional e mental, onde a pessoa se sente esgotada, desmotivada, com sentimentos de incompetência e frustração em relação ao trabalho.

Pode afetar a saúde física e emocional, interferindo na qualidade de vida e no desempenho profissional.

DADOS DO BURNOUT NO BRASIL

Com um ritmo crescentemente acelerado e uma cultura de trabalho que demanda mais dos profissionais, incluindo horas extras, reuniões intensas e projetos contínuos, e menos tempo para descanso e lazer, o Brasil está classificado como o segundo país com mais casos da síndrome de Burnout.

Perdendo apenas para o Japão, de acordo com um relatório da International Stress Management Association (Isma-BR - 2021).

Segundo dados levantados pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) no mesmo ano, um em cada quatro brasileiros enfrentava a Síndrome de Burnout.

Diante desse ritmo frenético, informações do Construindo e liderando equipes de alto desempenho mostram que profissionais exaustos têm três vezes mais probabilidade de buscar novas oportunidades em um ano.

Além disso, têm o dobro de chances de se sentirem desconectados dos valores da empresa e dos líderes, de acordo com dados.

Ricardo Triana, diretor executivo do Project Management Institute América Latina (PMI), a principal associação global que prepara organizações e indivíduos para trabalharem de forma mais eficaz e gerarem valor por meio de projetos, destaca:

"Sem saúde mental, física e emocional, não existe produtividade, bons resultados e crescimento. Precisamos olhar para nossa equipe além dos números e desempenho”.

Um dado destacado na pesquisa do PMI é a disparidade na incidência da Síndrome de Burnout entre os colaboradores.

As mulheres apresentam uma taxa de esgotamento de 46%, enquanto os homens registram uma taxa de esgotamento de 37%.

“Além das responsabilidades no trabalho, as mulheres ainda têm uma carga de trabalho em casa muito maior do que os homens. Com essa jornada dupla, ou até tripla, eventualmente, corpo e mente respondem com exaustão, o que pode evoluir para problemas mais graves”, alerta Ricardo.

Quanto à faixa etária, a pesquisa indica que 48% dos indivíduos com menos de 30 anos enfrentam um risco maior de Burnout, comparados a 40% daqueles com 30 anos ou mais.

Isso se deve à maior conectividade da geração X, que consome muito conteúdo e vive de maneira mais conectada do que as gerações anteriores.

SÍNDROME DE BURNOUT SINTOMAS

A Síndrome de Burnout, manifesta-se por meio de uma variedade de sinais e sintomas que podem afetar tanto o aspecto físico quanto o emocional. Alguns sinais comuns incluem:

Estes sinais e sintomas podem variar de intensidade e podem ser diferentes para cada pessoa. Reconhecer esses sinais precocemente e buscar apoio profissional são passos importantes para gerenciar o Burnout.

.

Leia Também

Tags

Autor

Webstories