Whey Protein, ou só whey, é uma proteína sintetizada a partir do soro do leite. O produto é uma proteína completa e também é fonte de aminoácidos essenciais para o crescimento e ganho de massa muscular.
A proteína é geralmente utilizada no processo para ganhar massa muscular, em conjunto com uma alimentação rica em proteínas, a prática de exercícios físicos e um descanso regular para alcançar a hipertrofia.
Sendo assim, o whey protein é normalmente consumido com alimentos ou bebidas, mas também pode ser encontrado em barras de proteína, iogurtes e produtos de panificação.
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO WHEY PROTEIN
Como dito anteriormente, o whey pode proporcionar diversos benefícios para a saúde, por ser uma proteína rica em diversos nutrientes. Confira quais são os principais benefícios que o whey protein pode dar em uma dieta equilibrada:
- Crescimento da massa muscular;
- Melhor recuperação após exercícios físicos;
- Auxilia na perda de peso;
- Controla os níveis de açúcar no organismo;
- Manutenção do sistema imunológico;
- Facilita a ingestão de proteínas.
COMO FAZER WHEY PROTEIN CASEIRO?
Por ser um produto derivado do soro do leite, que pode ser adquirido através do processo de produção do queijo, o whey pode ser feito com certa facilidade em casa.
Ingredientes:
- 3,5 litros de leite;
- 5 colheres de sopa (75 ml) de suco de limão ou vinagre branco.
Materiais:
- Panela grande;
- Tigela grande;
- Termômetro de cozinha;
- Colher ou concha;
- Coador de rede fina;
- Tecido de fabricação de queijo;
- Recipientes ou bandejas pequenas;
- Desidratador;
- Recipiente com tampa (frasco ou jarra);
Modo de preparo:
1. Esquente o leite em uma panela grande. Você pode substituir os 3,5 litros de leite por 4 xícaras (950 ml) de leite e 2 xícaras (475 ml) de creme de leite fresco.
2. Confira a temperatura do leite utilizando um termômetro, quando o leite alcançar 80° C acrescente 5 colheres de suco de limão na panela. O limão pode ser substituído por vinagre branco.
3. Desligue o fogo e deixe a mistura descansar por 20 minutos, com uma tampa bem justa.
4. Coloque a coalhada e o whey em uma tigela com um coador forrado. O coador precisa estar e uma tigela grande
5. Caso possua, forre a tigela com pedaço de morim (tecido próprio para a fabricação de queijo).
6. Retire a coalhada do coador com uma colher ou concha. Despeje o resto do líquido em uma jarra grande e coloque na geladeira.
7. O whey precisa escorrer completamente da coalhada. Para isso, é recomendado que a tigela esteja em uma geladeira, pois pode levar pelo menos duas horas para o whey escorrer completamente, fazendo com que o leite estrague caso não esteja devidamente refrigerado.
8. Agora é preciso utilizar um desidratador para processar o whey. Caso você não possua um, é necessário despejar o whey (da jarra e da tigela) nas bandejas que vão servir como um desidratador; será necessário cerca de 1 xícara (240 ml) por bandeja.
9. Caso não tenha um desidratador, o whey deve ser processado a mão. Depois disso, o produto deve ser despejado em uma panela e fervido em fogo médio até uma temperatura estável, formando uma mistura grossa com caroços.
10. Depois de ferver, espalhe o conteúdo em uma bandeja forrada com papel vegetal, quebre tudo em pedaços pequenos e espere cerca de 24 horas.
11. Bata todo conteúdo em um liquidificador, até virar pó. Caso o produto continue úmido, despeje novamente em uma bandeja e espere mais 24 horas.
12. Assim que estiver seco, guarde o conteúdo em um recipiente com tampa. O produto já poderá ser consumido com shakes, pães e outros alimentos.
Referências:
Afitness - https://afitness.com.br/como-fazer-whey-protein-caseiro/