A receita de mingau de aveia exemplifica que é possível manter uma alimentação balanceada sem sacrifícios.
Sua versatilidade e facilidade no preparo o tornam um complemento nutricional eficiente para energizar sua rotina de exercícios ou saciar a fome mantendo o controle do consumo calórico.
A aveia contém carboidratos complexos que favorecem a produção de ácidos graxos de cadeia curta no intestino, elementos essenciais para regular a imunidade, assegurar a saúde das células intestinais e gerir inflamações.
Preparo do mingau de aveia
Ingredientes:
- 200ml de leite de amêndoas ou coco;
- 30g de aveia em flocos;
- 1 banana madura;
- 1/2 dose de whey protein sabor chocolate.
Instruções:
- Combine o leite e a aveia, aqueça no micro-ondas por 1 minuto;
- Incorpore o whey protein e metade da banana amassada;
- Ao servir, adicione a banana restante cortada por cima;
- Enriqueça com frutas adicionais, canela ou amêndoas a gosto, para um toque saudável.
Fonte: Portal Terra.
Benefícios do consumo de aveia
Energia prolongada e disposição
A aveia, ao ser digerida lentamente, fornece energia sustentável para atividades cotidianas e físicas, diferente dos carboidratos simples. A vitamina B contribui para um aumento na sensação de vigor.
Redução de colesterol LDL
As fibras solúveis presentes na aveia ajudam no controle do colesterol, promovendo saúde intestinal e diminuindo a absorção de colesterol dos alimentos, sendo a aveia um dos cereais mais ricos em tal fibra.
Prevenção contra diabetes
Devido ao seu alto teor de fibras e baixo índice glicêmico, a aveia auxilia na prevenção da diabetes, regulando a liberação de açúcar no sangue e otimizando a digestão do amido.
Auxílio na perda de peso
A aveia apoia a perda de peso por sua digestão lenta, controlando os níveis de glicose sanguínea e prolongando a saciedade, reduzindo a tentação de comer fora dos horários planejados.
Alívio para o intestino preso
A betaglucana, uma fibra solúvel da aveia, cria uma camada viscosa que auxilia o trânsito intestinal, enquanto as fibras insolúveis aumentam o volume fecal, facilitando o funcionamento intestinal.
Confira também: