INVESTIGAÇÃO

União Europeia investiga AliExpress por venda de produtos ilegais

Investigação da UE tem como alvo a AliExpress por produtos ilegais

Cadastrado por

Amanda Marques

Publicado em 06/11/2023 às 10:48
Venda online. - HutchRock/Pixabay

A União Europeia(UE) anunciou que vai investigar a gigante do comécio online ALiExpress por suspeita de venda de produtos ilegais, desde roupas, acessórios até medicamentos falsificados.

Um pedido legal por mais informações foi enviado pela Comissão Euripeira em busca de proteger os consumidores, como está constatado na nova legislação Europeia de Serviços Digitais. A empresa tem até o dia 27 de novembro para responder a solicitação, segundo a AFP

Novo programa é possível após uma parceria entre a AliExpress e a Cainiao Network - Foto: Divulgação

AliExpress é alvo de investigação da UE

O órgão europeu afirmou querer entender como a AliExpress "vai cumprir as obrigações relacionadas com as avaliações de risco e as medidas de mitigação para proteger os consumidores online, em particular no que diz respeito à difusão de produtos ilegais online, como medicamentos falsos".

Essa investigação faz parte dos objetivos da DSA, já que precisa "garantir a retirada de produtos ilegais, ou inseguros, vendidos na UE por meio de plataformas de comércio eletrônico", segundo o comissãrio eutopei para o Mercado Interno, Thierry Breton. 

Este caso é agravado com a advertência da Agência Europeia de Medicamentos, que afirmou a circulação de bloco de injeções falsas de Ozempic, medicamento para diabetes que se tornou popular pela perda de peso.

*Com informações do UOL.

Tags

Autor

Webstories