PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM

Demissões após aprovação do piso salarial da enfermagem são condenadas na Justiça

Hospital recebe denúncia de ter demitido profissionais beneficiados pelo piso salarial da enfermagem

Imagem do autor
Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 23/11/2023 às 8:36
X

O Ministério Público do Trabalho (MPT) moveu um processo contra um hospital privado após constatar, por meio de inquérito, que a empresa reduziu sua equipe de profissionais após a aprovação do piso salarial da enfermagem.

O juiz Régis Antonio Bersadin Nieddu, da 2ª Vara do Trabalho de Presidente Prudente (SP), foi quem concedeu a liminar em uma ação movida pelo MPT.

Veja quando a Lei do piso salarial da enfermagem foi sancionada:


PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM: SENTENÇA DO HOSPITAL

De acordo com o órgão ministerial, testemunhas afirmaram que o aumento do piso salarial da enfermagem resultou na demissão de diversos enfermeiros e técnicos de enfermagem, causando sobrecarga de trabalho.

Diante disso, a Justiça determinou que o Hospital e Maternidade de Presidente Prudente Ltda., conhecido como Hospital Iamada, contrate 22 enfermeiros e 20 auxiliares/técnicos de enfermagem no prazo de 20 dias.

Caso a instituição não cumpra essa determinação, conforme estabelecido pela vitória do inquérito relacionado ao piso salarial da enfermagem, estará sujeita a uma multa diária de R$ 5 mil.

Veja como foi a última GREVE GERAL pelo PISO SALARIAL ENFERMAGEM:

COMPROVAÇÕES DA DILIGÊNCIA LIGADA AO PISO DA ENFERMAGEM:

Após denúncias do impacto do piso salarial da enfermagem, o MPT solicitou ao Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SP) que realizasse uma diligência no estabelecimento para verificar se realmente havia um número insuficiente de funcionários.

O Coren apresentou um relatório com os resultados dessa diligência, acompanhado do cálculo fornecido pela própria empresa sobre o dimensionamento de pessoal do hospital, realizado em julho de 2023.

Segundo o cálculo, havia um déficit de 22 enfermeiros e 20 auxiliares/técnicos, beneficiados pelo piso salarial da enfermagem, e no quadro informado, três enfermeiros e nove auxiliares/técnicos estavam afastados.

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: LULA sanciona VALOR bilionário para novo piso


“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor