Minha Casa Minha Vida para quem recebe o Bolsa Família: como solicitar?
Saiba como solicitar financiamento de imóvel através do programa do governo federal

O Minha Casa Minha Vida (MCMV) é um programa habitacional do governo federal brasileiro que visa proporcionar condições de acesso à moradia digna para famílias de baixa renda.
Lançado em 2009, oferece subsídios, facilidades de financiamento e parcerias com estados, municípios, empresas e entidades sem fins lucrativos para construir ou adquirir imóveis em áreas urbanas ou rurais.
O programa possui faixas de renda, atendendo desde famílias de baixa renda até aquelas com rendimentos um pouco maiores, com o objetivo de oferecer moradias adequadas e melhor qualidade de vida para a população brasileira.
Minha Casa Minha Vida para quem recebe o Bolsa Família: como solicitar?
Os beneficiários da Faixa 1 de renda (famílias que tenham renda bruta mensal de até R$ 2.640,00 em áreas urbanas e até R$ 31.680,00 anual em área rural) têm acesso a unidades habitacionais subsidiadas e financiadas.
Enquanto nas Faixas 2 e 3 a aquisição das unidades é possível por meio de financiamento habitacional.
Para as famílias que buscam unidades habitacionais na Faixa 1, construídas por meio de Provisão Subsidiada do Programa Minha Casa, Minha Vida, o processo de cadastro e seleção de beneficiários é:
- conduzido pelos cadastros habitacionais locais (estaduais ou municipais) ou por entidades organizadoras, conforme a modalidade. A seleção segue critérios estabelecidos pela PORTARIA MCID Nº 724, DE 15 DE JUNHO DE 2023.
No caso das modalidades de financiamento disponíveis para as Faixas 1, 2 e 3 de renda, uma vez preenchidos os critérios de elegibilidade do imóvel e da família interessada é necessário buscar uma instituição financeira participante do Programa Minha Casa, Minha Vida.
Instituições como o Banco do Brasil ou a Caixa Econômica Federal, por exemplo.
Ao reunir a documentação solicitada, a instituição avaliará a possibilidade de financiamento da unidade habitacional.
Vale ressaltar que a aprovação do financiamento, com os subsídios e descontos previstos pelo MCMV, depende da análise de risco e crédito pela instituição financeira.
.
Isenção das parcelas do MCMV é anunciada pelo governo Lula
Em setembro deste ano, o governo federal anunciou que os beneficiários do Bolsa Família ou BPC não serão mais obrigados a pagar prestações por imóveis adquiridos no programa Minha Casa, Minha Vida e podem ter direito até mesmo a uma habitação sem custos.
O governo federal estabeleceu uma nova regra que assegura a isenção no pagamento das parcelas do financiamento.
Esta norma se aplica a novos contratos e concede isenção de parcelas também para contratos já existentes.
Nas análises de enquadramento feitas pela Caixa para contratos futuros, a isenção será considerada. Se, nesse momento, estiverem enquadrados em um dos programas, os beneficiários não terão que arcar com o financiamento e poderão obter um imóvel gratuitamente.
Para os beneficiários do Bolsa Família que desejam participar do programa Minha Casa Minha Vida, geralmente não é necessário fazer uma solicitação específica.
O acesso ao Minha Casa Minha Vida pode ser feito por meio de seleções automáticas, levando em consideração a elegibilidade e critérios pré-estabelecidos.
É importante manter os dados atualizados junto aos órgãos responsáveis, como a prefeitura local ou a Caixa Econômica Federal, para estar apto a participar quando houver oportunidades disponíveis.
Além disso, em alguns casos, pode haver programas específicos ou parcerias locais que facilitem a participação dos beneficiários do Bolsa Família no Minha Casa Minha Vida.
Recomenda-se verificar junto aos órgãos responsáveis ou assistência social da sua região para informações detalhadas sobre como participar do programa.