Concurso TSE unificado: o que estudar? Veja os principais assuntos cobrados na prova
Para o Concurso TSE Unificado, a Prova Objetiva está dividida em duas partes: uma prova de Conhecimentos Básicos (30 questões) e outra de Conhecimentos Específicos (50 questões).
O concurso unificado visa disponibilizar 515 vagas na Justiça Eleitoral, distribuídas entre o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e TREs (Tribunais Regionais Eleitorais), abrangendo os cargos de Técnico e Analista Judiciários.
Para o Concurso TSE Unificado, a Prova Objetiva está dividida em duas partes: uma prova de Conhecimentos Básicos (30 questões) e outra de Conhecimentos Específicos (50 questões).
Prova Objetiva
O conteúdo programático para a prova de Conhecimentos Básicos inclui:
Para todos os cargos
Língua portuguesa
- compreensão e interpretação de textos
- tipologia textual
- ortografia oficial
- acentuação gráfica
- emprego das classes de palavras
- emprego do sinal indicativo de crase
- sintaxe da oração e do período
- pontuação, concordância nominal e verbal
- regência nominal e verbal
- significação das palavras
- redação de correspondências oficiais.
Noções de direito constitucional
Apenas para técnico judiciário - área administrativa
- Dos servidores públicos – Lei n.º 8.112/90: disposições preliminares, provimento, vacância, do direito de petição, do regime disciplinar, dos deveres, das proibições, da acumulação, das responsabilidades, das penalidades.
- Noções de Arquivologia: conceitos fundamentais de arquivologia; o gerenciamento da informação e a
- gestão de documentos: diagnósticos; arquivos correntes e intermediários; protocolos; avaliação de documentos; arquivos permanentes; tipologias documentais e suportes físicos: microfilmagem; automação; preservação, conservação e restauração de documentos.
Fonte: Estratégia Concursos.
ANALISTA JUDICIÁRIO - ÁREA JUDICIÁRIA
O conteúdo programático para a prova de Conhecimentos Específicos do cargo de Analista Judiciário - Área Judiciária inclui temas como:
- Constituição, princípios fundamentais
- organização do Estado
- organização dos poderes
- controle de constitucionalidade
- sistema tributário nacional
- crimes de responsabilidade
- relações entre os Poderes Executivo e Legislativo, entre outros.
Prova Discursiva
A Prova Discursiva, para todos os cargos de nível superior (exceto Analista Judiciário - Área Judiciária e Analista Judiciário - Área: Apoio Especializado – Especialidade: Análise de Sistemas), consistiu na elaboração de texto narrativo, dissertativo ou descritivo, abordando temas atuais, com valor de 10,00 pontos.
Para os cargos Analista Judiciário - Área Judiciária e Analista Judiciário - Área: Apoio Especializado – Especialidade: Análise de Sistemas, a Prova Discursiva teve valor de 10,00 pontos e consistiu na elaboração de texto acerca dos conhecimentos específicos do cargo/área.
Confira também: