Chia

Como usar chia para emagrecer? Veja a forma correta de utilizar a chia e seus benefícios

A chia, conhecida cientificamente como Salvia columbariae, é uma semente nativa das regiões central e sul do México.

Imagem do autor
Cadastrado por

Lorena Lins

Publicado em 11/11/2023 às 19:04 | Atualizado em 13/11/2023 às 9:41
Notícia
X

A chia, conhecida cientificamente como Salvia columbariae, é uma semente nativa das regiões central e sul do México.

Ela se destaca por seu alto teor de vitaminas, proteínas, minerais e ácidos graxos benéficos.

Seu consumo regular contribui para o aumento de massa muscular e melhoria da composição corporal, além de oferecer benefícios à saúde, como a melhora do trânsito intestinal e o fortalecimento ósseo.

Neste matéria, exploraremos diferentes maneiras de incorporar chia à dieta, incluindo seu uso para perda de peso, consumo no café da manhã e como aproveitar chia em grãos.

Incorporando Chia na Dieta para Emagrecimento

As sementes de chia têm a capacidade de absorver água rapidamente, expandindo até 10 vezes seu tamanho original e formando uma textura gelatinosa.

Isso, por sua vez, pode ajudar a reduzir a sensação de fome quando consumida, pois ocupa mais espaço no estômago, auxiliando na perda de peso.

Um estudo publicado no European Journal of Clinical Nutrition observou 11 indivíduos consumindo chia por 12 semanas.

Os resultados mostraram uma liberação mais lenta de glicose no corpo e menores picos de insulina após as refeições, prevenindo o acúmulo de gordura. Além disso, houve uma diminuição no apetite em comparação com um grupo que não consumiu a semente.

Principais Benefícios da Chia

A chia é rica em elementos nutritivos, incluindo fibras, proteínas e ácidos graxos como o ômega 3. Vamos explorar mais sobre esses componentes:

Proteínas: Contém todos os 9 aminoácidos essenciais que o corpo não pode produzir por si só. Com aproximadamente 17% de proteína, a chia supera outras proteínas vegetais como quinoa, trigo e arroz.

  • Fibras: Essenciais para o bom funcionamento intestinal, atuam como prebióticos mantendo a saúde da microbiota. O consumo regular de fibras está associado à redução de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer.
  • Ômega 3: Conhecida como uma das melhores fontes vegetais de ômega 3, a chia beneficia a saúde cardíaca, cognitiva, ajuda a baixar o colesterol e combate inflamações.

Fonte: Liv Up!

Modos de Consumo

Adicione uma colher de sopa de chia ao iogurte, frutas, saladas ou hidrate para fazer pudins.

A chia também pode substituir ovos em receitas, combinando uma colher de chá da semente com três colheres de sopa de água, equivalendo a um ovo.

Confira também:

Tags

Autor