MUNDIAL DE CLUBES

AL AHLY É GIGANTE? Entenda por que o adversário do Fluminense no Mundial é conhecido como "Real Madrid da África"

Egípcios dominam futebol na África e tem currículo de dar inveja

Cadastrado por

Victor Peixoto

Publicado em 18/12/2023 às 13:52
Al Ahly enfrenta o Fluminense pela semifinal do Mundial - AL AHLY / REPRODUÇÃO

Nesta segunda-feira (18), Fluminense enfrentará o Al Ahly, do Egito, no King Abdullah Stadium, pela semifinal do Mundial de Clubes 2023!

Campeão da Libertadores, o Fluminense disputa a competição pela primeira vez, hega como favorito para a partida, seja no entendimento da imprensa mundial, seja nas cotações estabelecidas pela maioria das casas de apostas.

No entanto, o Al Ahly, que disputa o seu oitavo Mundial, chega para a partida com bastante moral após eliminar o Al-Ittihad, de Benzema e Kanté, nas quartas-de-final, e com o sentimento de que pode chegar à decisão pela primeira vez.

Mas, além do desempenho recente demonstrado em campo, o time egípcio conta com uma história extremamente vitoriosa para alimentar sua confiança, confira:

AL AHLY É UM DOS MAIORES TIMES DO MUNDO E CONHECIDO COMO "REAL MADRID DA ÁFRICA"

Embora passe longe do conhecimento de muitos torcedores no Ocidente, o Al Ahly é um dos maiores times do mundo, além de contar com uma das maiores torcidas do planeta.

Embora  com, segundo a Fifa, entre 30 e 35 milhões de torcedores, números que rivalizam com o Corinthians, por exemplo.

"Rivalidade" que pode ser comprovada nos números de seguidores de ambas as equipes no Instagram

Corinthians aparece com 10,9 milhões de seguidores, enquanto os egípcios somam 10,4 milhões.

Em termos de título, o Al Ahly é, disparadamente, a maior equipe do seu continente com 11 títulos da Liga dos Campeões da CAF, o que lhe rende a alcunha de "Real Madrid da África".

As conquistas dos egípcios representam mais do que o dobro das de Zamalek, também do Egito, e Mazembe, da República Democrática do Congo, segundo maiores campeões com cinco conquistas cada.

Apesar disso, nunca chegou a uma final do Mundial de Clubes tendo como melhor desempenho o terceiro lugar, em 2006 e 2020, este último após bater o Palmeiras nos pênaltis.

No Campeonato Egípcio, o Al Ahly também é o maior campeão com 43 títulos, mais do que a metade das 75 edições realizadas desde 1949 e sendo heptacampeão consecutivo em duas oportunidades.

Além disso, soma 38 Copas do Egito e 13 Supercopas do Egito, tendo sido pela CAF (Confederação Africana de Futebol), como o "time africano do século".

TIMES PARTICIPANTES DO MUNDIAL DE CLUBES 2023

A competição conta com 7 participantes, sendo os 6 campeões continentais da última temporada e um representante do país-sede, no caso o Al-Ittihad, atual campeão saudita.

QUEM SERÁ O CAMPEÃO DO MUNDIAL DE CLUBES 2023?

Tags

Autor

Webstories