Para quem tem o hábito de cozinhar e armazenar comida, seja na geladeira ou em marmitas, já deve ter feito bastante uso do papel alumínio. Mas será que esse uso está sendo feito da forma correta?
O papel alumínio possui diversas aplicações, especialmente relacionadas ao preparo de alimentos assados, à manutenção da temperatura das refeições e à conservação de frutas.
No entanto, muitas pessoas não sabem que existe uma maneira correta de usar esse material, podendo até influenciar no resultado final de uma receita.
Jeito certo de usar papel alumínio
O papel alumínio tem dois lados, um mais brilhante e um mais fosco. Cada lado terá uma função diferente na hora do uso. Ou seja, é crucial considerar o lado que entra em contato com o alimento, a depender da intenção daquele uso.
Para preparações que envolvem calor, por exemplo, é aconselhável que a parte mais brilhante do papel alumínio fique em contato direto com o alimento, enquanto o lado fosco deve estar voltado para o exterior.
Isso porque o lado brilhante mantém o calor por mais tempo, acelerando o cozimento do alimento envolto pelo material.
Já para congelar, o ideal é que o lado brilhante fique do lado de fora, mantendo a baixa temperatura do lado de dentro.
Como não usar o papel alumínio?
Confira algumas instruções de como não usar o papel alumínio na hora de cozinhar ou embalar seus alimentos:
- Evite usar papel alumínio ao cozinhar pratos muito ácidos ou alimentos altamente temperados, pois isso pode causar uma reação química, transferindo um sabor metálico para os alimentos.
- Não use papel alumínio para embrulhar alimentos muito salgados, pois isso pode levar à corrosão. Além disso, evite o uso de papel alumínio em contato direto com alimentos muito gordurosos, pois isso pode causar incêndios no forno.
- Evite usar papel alumínio para cobrir fornos aquecidos ou grelhas elétricas. Isso pode bloquear a circulação de ar e aumentar o risco de incêndios.
- Não use papel alumínio no micro-ondas, pois pode causar faíscas e danificar o aparelho.