Brilho do FIG 2025: Festival de Inverno se despede de Garanhuns consagrado pelo público e pela arte

Sobre o FIG

A 33ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns, realizada entre os dias 10 e 27 de julho de 2025, celebrou os 35 anos do FIG e reforçou seu título, segundo os organizadores, de maior festival multicultural da América Latina.

O evento aconteceu em Garanhuns, município do Agreste pernambucano localizado a 230 quilômetros do Recife. A programação, 100% gratuita, foi distribuída em mais de 20 polos culturais.

Diversidade cultural e palcos

As apresentações musicais acontecerem no palco principal, na Praça Mestre Dominguinhos, nos palcos Pop Zé da Macuca, Forró Zé da Macuca, Ariano Suassuna e Instrumental Paulo Rafael.


Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR

"Tradição Viva, Cultura em Movimento"

O tema guiou a diversidade de linguagens artísticas presentes: música, teatro, dança, circo, artes visuais, literatura, cinema e gastronomia.

'Maior Festival Multicultural da América Latina'

É assim que os organizadores definem o que é o festival. Com palcos lotados, artistas aclamados e muita emoção, o FIG reafirmou seu lugar como um dos maiores eventos culturais do Brasil, deixando Garanhuns com a alma aquecida e já com saudade da próxima edição.

Para o prefeito Sivaldo Albino

"O FIG deste ano foi sem dúvidas o melhor de todos, tivemos a cidade repleta de turistas durante 18 dias. O que movimentou toda uma cadeia produtiva, gerando também mais emprego e renda para todos os garanhuenses. Além disso, tivemos a oportunidade de anunciar mais 15 atrações que estão confirmadas para a 34ª edição do Festival, em 2026"

Sucesso do FIG em números

Ao longo dos 18 dias de festa, cerca de 500 atrações culturais passaram pelos 23 polos espalhados por Garanhuns. Mais de 2 milhões de pessoas circularam pela cidade, impulsionando a economia local com um impacto estimado em R$ 200 milhões. A ocupação hoteleira ultrapassou 90% e milhares de empregos temporários foram gerados.

Homenagem e Identidade Visual

O evento homenageou o mestre da xilogravura J.Borges, reconhecido como Patrimônio Vivo de Pernambuco, falecido em 2024. Sua arte inspirou toda a identidade visual do FIG 2025, desenvolvida por seu filho, Bacaro Borges, combinando tradição e contemporaneidade.


Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR

Rádio Jornal no FIG

A emissora realizou uma cobertura especial em parceria com Pitú e AVIPE, trazendo notícias, bastidores, entrevistas e a movimentação do evento com flashes durante a programação.

Marcas que apoiam a cultura

O patrocínio de marcas pernambucanas como AVIPE e Pitú à cobertura da Rádio Jornal no FIG reforça o compromisso com a valorização da cultura local. Ao apoiarem a difusão de manifestações tradicionais, fortalecem a identidade regional e ajudam a manter viva a conexão entre o público e as raízes culturais

Shows e atrações principais

Grandes nomes da música se apresentaram na Praça Mestre Dominguinhos, como Bruno & Marrone, Elba Ramalho, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Vanessa da Mata, Dilsinho, Sorriso Maroto, Xamã, Matuê e Hungria.

Polo Pop e Forró Zé da Macuca

Os artistas Almério, MV Bill, Lirinha, Odair José, Euzé, Pabllo Moreno, Chico Chico foram alguns dos destaques em outros palcos do festival.

Cultura popular e tradições

Apresentações de reisado, maracatu, coco, cavalo-marinho e grupos como Coco Raízes de Arcoverde, Cavalo Marinho Boi Pintado, Grupo de Músicos de Pífano Fulni-ô foram destaque no Polo Ariano Suassuna.


Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR

Destaque para as peças de teatro

No Sesc Garanhuns, houve espetáculos como "Romeu e Julieta – Cordel de Ariano Suassuna" (Aramis Trindade) e "O Figurante" (Mateus Solano).

Destaque para as artes visuais

Exposições sobre territorialidade e cultura popular aconteceram na Galeria Galpão e no Colégio Padre Agobar Valença. Também houve projeto "Xilogravura nas Escolas" e exibição de documentário sobre J. Borges.

Destaque para o circo

A Lona de Circo Índia Morena esteve ativa com a Mostra de Circo Pernambucano e atrações como o Circo do Cheirozinho, em espetáculos direcionados a todas as idades.

Com diversos shows, o festival se despede em grande estilo, consagrado pelo público e marcado pela diversidade cultural, espetáculos de arte e uma programação intensa que movimentou a cidade por 18 dias.

12 experiências em Garanhuns para além do FIG

Ler Mais