Para que serve o suco de babosa? Saiba mais sobre a bebida natural

O suco de babosa é feito a partir das folhas da planta Aloe vera, que é conhecida por suas propriedades medicinais. Rica em vitamina A, vitamina C e minerais, como antioxidantes, prebióticos, anti-inflamatórios e imunomoduladores, a babosa é utilizada para hidratar cabelos e pele, cicatrizar feridas e fortalecer o sistema imunológico.

A babosa contém aloína, um composto presente no látex da planta que possui efeito laxante, antioxidante e antimicrobiano. No entanto, é recomendável extrair essa substância da planta antes de preparar o suco, pois a ingestão acima de 10 mg por dia pode ser tóxica, causando diarreia e dor abdominal.

Para o que serve o suco de babosa?

O suco de babosa pode ser indicado para diversas finalidades:


Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR

1. Combater a prisão de ventre:

A presença de aloína no suco de babosa possui propriedades laxantes, aumentando a quantidade de líquido no intestino e estimulando os movimentos intestinais, facilitando a eliminação das fezes. Além disso, suas propriedades prebióticas equilibram a flora intestinal.

2. Manter a saúde da pele e do cabelo:

As vitaminas A, C, E e os minerais presentes no suco de babosa hidratam a pele e o cabelo, promovendo a formação de colágeno e melhorando sua elasticidade e brilho. Seu efeito antioxidante combate os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce.

3. Diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos:

Os antioxidantes presentes no suco de babosa evitam a oxidação das células de gordura, reduzindo os níveis de colesterol e triglicerídeos, e prevenindo problemas de saúde como a aterosclerose, infarto ou derrame.

4. Fortalecer o sistema imunológico:

A vitamina C, flavonoides e taninos presentes no suco de babosa fortalecem as células do sistema imunológico, exercendo uma ação antioxidante e imunomoduladora.

5. Ajudar no tratamento de gastrite:

O suco de babosa estimula a secreção de enzimas digestivas, neutraliza os ácidos do estômago e possui propriedades anti-inflamatórias, auxiliando no tratamento de refluxo e gastrite.


Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR

6. Ajudar no controle da diabetes:

Os flavonoides, aloína e vitamina C presentes no suco de babosa melhoram as funções do hormônio insulina, promovendo o equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue e auxiliando no controle da diabetes.

7. Auxiliar no tratamento de infecções:

Com efeito antiviral, antibacteriano e antisséptico, o suco de babosa ajuda na cicatrização de feridas, no tratamento de queimaduras e em problemas como psoríase, herpes e candidíase.

Possíveis efeitos colaterais

O suco de babosa pode provocar dor abdominal, vômitos, diarreia, urina avermelhada, danos no fígado e deficiência de potássio no sangue, levando a sintomas como fraqueza, cãibras, formigamento, dormência e arritmia cardíaca.

Quem não deve consumi-lo

Não é aconselhável que mulheres grávidas ou amamentando consumam suco de babosa, assim como crianças com menos de 12 anos. Além disso, pessoas com diarreia, problemas no fígado, obstruções intestinais, atonia, apendicite, doença de Crohn, colite ulcerosa, dor abdominal sem explicação ou desidratação devem evitar o consumo de suco de babosa.

Atenção!

Indivíduos que fazem uso de medicamentos ou outras plantas medicinais devem sempre consultar um médico antes de consumir babosa, pois ela pode interferir na ação de alguns remédios.


Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR

4 receitas naturais de suco de babosa

Ler Mais

Fonte: Tua Saúde

Ler Mais

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”