Qual o significado do Coelhinho da Páscoa?

O Coelho é um dos símbolos mais importantes da Páscoa e possui uma afetividade enorme no imaginário popular. Confira as possíveis origens da relações do Coelho com a Páscoa.

Existem muitas dúvidas sobre origem da ligação entre o animal e a festividade, inclusive algumas hipóteses apontam para o paganismo.

Existe uma teoria de que a simbologia do coelho pode estar relacionada a deusa Ostara, da mitologia germânica. Ela é associada a coelhos após transformar um pássaro em coelho. Quando ela fez o animal voltar a ser um pássaro, ele a presenteou com ovos coloridos.


Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR

Durante a Idade Média, as pessoas acreditavam que os coelhos se reproduziam assexuadamente, sem relação sexual, por isso, ele era relacionado com a Virgem Maria. Além da simbologia da castidade, o coelho era associado a Santa Trindade.

Ainda sobre o cristianismo, também acredita-se que o coelho se tornou símbolo de renovação e ressurreição, pois depois de longos e rigorosos invernos ele era um dos primeiros animais a aparecerem .

A lenda do Coelho da Páscoa foi consolidada em textos germânicos dos séculos 16 e 17, no entanto, o animal só foi associado a ovos de chocolates no século 18, pelas mãos de confeiteiros franceses.

Independente da origem, o coelho é um dos símbolos mais disseminados entre as crianças na Páscoa.

Mensagens de Feliz Páscoa: 15 frases e textos de Páscoa infantil

Ler Mais

Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR

Com informações de Mundo Educação

Ler Mais