Mentiras podem salvar seu relacionamento? Descubra o que dizem especialistas
Não há muitas pessoas que gostem de ser enganadas, portanto, mentir é algo que a maioria não aceita. No entanto, há níveis de mentirinhas que podem ser aceitas.
Um exemplo é quando a comida de sua amada está razoável, mas você a elogia como se fosse a sétima maravilha do mundo. Portanto, mentir existe prós e contras, segundo a psicóloga Nina Reinhardt, da Universidade de Kassel na Alemanha.
Na maioria das vezes, no dia a dia, vemos as vantagens dessas pequenas mentiras para evitar conflitos entre os envolvidos.
Conforme os pesquisadores, todas as pessoas mentem muitas vezes por semana. Mas, há aqueles que são mais honestos do que outros. Neste grupo destaca-se o traço de personalidade honestidade-humildade.
Pessoas com este traço de personalidade mentem menos. Essa conclusão foi definida por estudos que examinaram a honestidade entre estranhos.
Reinhardt queria descobrir se o mesmo se aplicava aos relacionamentos amorosos. "Há uma diferença entre ser desonesto com estranhos, que não conhecemos e talvez nunca mais vejamos."
Mentiras em relacionamentos
Mentir para o parceiro é muito sério e pode afetar muito a vida. A psicóloga estudou como as pessoas agem quando mentem em relacionamentos.
Ela fez uma pesquisa com 5.677 pessoas e descobriu que aquelas com traços de honestidade e humildade mentem menos, mesmo em situações de relacionamento.