Baixar a glicose: Canela pode diminuir níveis de açúcar no sangue? Confira novo estudo

A canela é um dos ingredientes mais utilizados na culinária brasileira. Além de seus usos tópicos para a gastronomia, essa especiaria também se tornou bastante famosa por conta de seus benefícios à saúde.

Agora, um novo estudo pode adicionar um tópico novo para as vantagens da canela! De acordo com pesquisadores, esse ingrediente pode ser poderoso para diminuir a glicose no sangue, em especial nos indívuos com sobrepeso, pré-diabetes ou obesidade.

Vale lembrar que o diagnóstico de pré-diabetes é considerado quando o paciente alcança níveis de açúcar no sangue entre 100 e 125 mg/dL. Em geral, pessoas com essa condição não apresentam sintomas perceptíveis.


Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR

Segundo o estudo...

Publicado no American Journal of Clinical Nutrition, um estudo realizado com suplementos revelou que a presença da canela no ingrediente foi crucial para reduzir signficativamente a glicose em pré-diabéticos acima do peso.

Como foi feito o estudo?

A pesquisa foi realizada em 4 semanas, com 18 participantes que se encaixavam nas três categorias mencionadas anteriormente (obsedidade, pré-diabetes ou sobrepeso). Todos tiveram que seguir uma dieta com baixo teor de polifenóis, substância que é encontrada em frutas e verduras, além de evitar consumir a canela.

Depois desse período, foram divididos em dois grupos. Um recebeu 16 cápsulas de canela por dia. Já o outro obteve um placebo equivalente. Novamente, ambos foram orientados para tomarem 8 cápsulas no café da manhã e 8 cápsulas no jantar, durante 4 semanas.

Duplo-cego

Após as primeiras 4 semanas, os participantes entraram em uma pausa de 2 semanas. Em seguida, os grupos trocaram de lugar: quem antes tomava canela agora recebia o placebo, e vice-versa. Essa troca, com duração de mais 4 semanas, garantiu um estudo duplo-cego.

Os participantes foram monitorados por um dispositivo no braço que realizava medições de glicose a cada 15 minutos durante 24 horas. Além disso, passaram por testes orais de tolerância à glicose (TOTG) em quatro momentos distintos: no início do estudo, após 4 semanas de tratamento, após a pausa de 2 semanas e após as 4 semanas finais.


Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR

Amostras de sangue foram coletadas após um jejum de 8 a 12 horas, seguido pela ingestão de 75 gramas de glicose e 8 cápsulas de canela ou placebo. As coletas foram realizadas a cada 30 minutos ao longo de 3 horas, e as amostras foram analisadas para determinar os níveis de glicose no sangue.

Resultados: A canela pode reduzir os níveis de açúcar no sangue?

De acordo com o resultado do estudo, os participantes que receberam o suplemento de canela apresentaram níveis mais baixos de glicose no sangue e picos de glicose reduzidos em comparação com aqueles que receberam placebo.

No entanto, não foram observadas diferenças significativas nos resultados dos testes orais de tolerância à glicose entre os dois grupos.

Embora mais pesquisas sejam requeridas para validar essas descobertas, os pesquisadores indicam que a canela pode ser considerada uma alternativa acessível e de custo reduzido para gerenciar os níveis de glicose em pessoas com pré-diabetes vinculada à obesidade.

Fonte:

Ler Mais

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”