7 sinais de que você é uma pessoa ansiosa
Se está na dúvida sobre como saber se você tem ansiedade leia as 7 dias a seguir.
Segundo Mahatma Gandhi, "as doenças são o resultado não só dos nossos atos, mas também dos nossos pensamentos."
Isso significa que transtornos mentais, como os transtornos ansiosos, são resultado de uma combinação complexa de pensamentos, atitudes, ambiente e histórico.
1- Falta de ar e dificuldade para respirar
Um dos sintomas comuns em pessoas com transtornos de ansiedade é a sensação de falta de ar.
A garganta parece estar se fechando e a respiração fica ofegante, gerando muita dificuldade para respirar, sem uma causa fisiológica.
2- Medo constante de tudo
Para quem tem transtorno de ansiedade, o medo é um companheiro que se manifesta e pode até paralisar a pessoa, impedindo-a de realizar atividades rotineiras, enxergando perigo em tudo.
Medo de não ser bom suficiente, medo de fracassar, fobia de entrar em locais rotineiros (elevadores, avião, etc.), medo de passar mal e fobia de socializar.
3- Irritabilidade e mudanças de humor repentinas
A pessoa se sente irritada ou tem alterações de humor sem uma explicação aparente, geralmente quando está em situações de muita pressão ou estresse.
4- Insônia e alterações de sono
Pessoas com distúrbios de ansiedade apresentam uma mente super ativa devido à antecipação de eventos e preocupação exagerada.
Isso pode atrapalhar o seu sono, te fazendo perdê-lo completamente ou ficar acordando várias vezes na noite.
5- Vertigem, tontura e sensação de desmaio
Em um momento de estresse, principalmente para pessoas com síndrome do pânico, pode ocorrer aumento da respiração, o que gera sensação de tontura.
A tontura e a ansiedade têm um relacionamento cíclico, ou seja, uma pessoa ansiosa pode ter episódios de vertigem e a sensação de tontura pode gerar ansiedade.
6- Pensamentos obsessivos
Pensamentos repetitivos ou obsessivos são aqueles que invadem e persistem na mente da pessoa sem que ela queira.
Ele aparece, geralmente, em pessoas com Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC).
7- Apetite desregulado
Pessoas que possuem transtornos de ansiedade vivem tensas ou preocupadas com perigos reais ou imaginários, e isso pode afetar a relação delas com a alimentação.
Um das explicações possíveis para essa dificuldade esteja relacionada ao instinto de lutar ou fugir, natural do ser humano.
Provavelmente, você deve ter pensado que passou por um ou mais deles em algum momento, certo?
Se algo que está atrapalhando o seu dia a dia, você precisa procurar ajuda profissional.
Cabe ressaltar que os transtornos de ansiedade podem se manifestar de maneiras diferentes em cada pessoa e os sintomas que mencionei não implicam necessariamente em um diagnóstico de ansiedade.
Por isso, é muito importante buscar a ajuda de um médico especialista.
Análise Profissional
Este profissional irá analisar os sintomas apresentados, o histórico familiar e o estilo de vida do paciente.
Poderá solicitar alguns exames, como exames de imagem, concentração hormonal, exames da tireoide e outros exames de rotina, para então ter um diagnóstico mais completo.
Após avaliação psiquiátrica, o especialista poderá prescrever o tratamento adequado para cada transtorno e indivíduo.
Pode ser necessário o tratamento medicamentoso com antidepressivos, tranquilizantes e ansiolíticos, dependendo da necessidade do paciente.
É importante salientar que o uso de medicamentos deve ser realizado somente com prescrição e acompanhamento médico, pois a automedicação pode trazer riscos ainda maiores para o paciente.