Como tratar a babosa em casa? Saiba qual é a maneira correta de retirar o gel da folha de babosa
O extrato de babosa é famoso por suas propriedades antioxidantes e antibacterianas, comumente usado para tratar queimaduras, além de placas bacterianas, aftas e até constipação e bastante conhecido na estética.
Extrair a babosa fresca é mais econômico e saudável, permitindo um controle preciso da quantidade utilizada e evitando efeitos colaterais associados a produtos químicos. Opte pela babosa fresca para uma abordagem mais natural e benéfica à saúde!
Aprenda a tratar a babosa de maneira correta para o uso e evitando a aloína!
Como retirar o gel da babosa
1.Escolha a folha correta
Antes de cortar a babosa, é importante selecionar uma folha verde, madura e saudável, com cerca de 20 cm de comprimento. As folhas mais externas são as mais antigas, maiores e maduras, contendo mais propriedades benéficas.
2. Corte apenas algumas folhas da babosa
Retire algumas folhas da planta, especialmente as mais externas da planta, na base, utilizando uma faca afiada para garantir o crescimento contínuo da planta. Certifique-se de afiar bem a faca para evitar danos à babosa durante o corte.
3. Limpe a folha que cortou
Deixe que a substância amarelada, conhecida como látex, escorra ao incliná-la verticalmente sobre uma tigela. Use os dedos e um pouco de água para limpar a folha de cima para baixo. É importante remover o látex antes de extrair o gel de babosa para evitar a contaminação com suas propriedades laxativas, que podem causar desconforto digestivo.
4. Corte o terço superior da folha
Essa parte é fina e pontiaguda, o que dificulta a extração do gel e pode levar mais tempo. Descarte essa parte da folha completamente. Enxágue novamente a parte superior da folha para limpar o látex amarelo. Dependendo do tamanho da folha, pode ser mais fácil extrair o gel cortando a parte mais espessa em pedaços menores ao longo do comprimento, largura ou ambas as dimensões da folha.
5. Tire os espinhos
Remova os espinhos cortando cuidadosamente as bordas duras de cada lado da folha de babosa. Certifique-se de que a folha esteja seca para evitar escorregões. Corte a parte dura o mais próximo possível dos espinhos para não desperdiçar o gel. Mantenha o corte da faca virado para longe de você para evitar acidentes.
6. Tire todo o resto de casca da babosa
Remova as camadas superior e inferior da folha de babosa. Coloque a folha sobre uma tábua e use uma faca para cuidadosamente cortar a pele externa fina e verde. Passe a faca entre a pele e o gel espesso e transparente no centro. Repita o processo para a outra camada de pele. Se preferir, você pode usar um descascador de frutas para cortar as peles da folha.
7. Tire o gel e guarde
Neste ponto, você terá principalmente o gel de babosa em forma de placas. Se houver pedaços de folhas restantes, corte-os, e se desejar, corte também as placas de gel para facilitar o armazenamento.
Antes de guardar, enxágue o gel duas ou três vezes para remover qualquer resíduo de látex. Use uma colher para raspar o gel restante ao longo da pele da babosa. Armazene todo o gel em um recipiente de vidro limpo, separado da água usada para lavar a folha.
Aviso!
A planta de babosa é viscosa e pode parecer desconfortável ao toque quando aberta. Além disso, possui um cheiro forte e distinto que pode ser desagradável para algumas pessoas. Esteja ciente desses aspectos ao lidar com as folhas da planta.