Pode comer carne de porco no Domingo de Páscoa? Entenda o que um cristão não pode comer no Domingo de Páscoa
A Semana Santa se aproxima, marcada este ano para começar em 24 de março (Domingo de Ramos) e acabar no dia 31 (Domingo de Páscoa).
Esse momento do ano mobiliza milhões de seguidores cristãos pelo país, celebrando suas tradições em homenagem a Jesus Cristo.
Uma dessas tradições, enraizada na fé católica ao longo dos séculos, é a abstenção de carne vermelha durante este período.
Muitos não sabem, mas essa prática não se restringe apenas à Sexta-Feira Santa, marcando a crucificação de Cristo, mas estende-se a todas as sextas-feiras do mês.
Embora não haja uma proibição estrita do consumo de carne vermelha para os católicos, existe uma recomendação para evitá-la, devido à sua origem nos animais de sangue "quente".
Durante a Semana Santa, o peixe emerge como uma alternativa popular para preparar refeições, sendo amplamente utilizado nesse período.
Além de ser uma opção culinária, o peixe carrega uma significância simbólica profunda, associada aos milagres de Jesus Cristo, como a multiplicação dos pães e dos peixes.
"Os animais de carne vermelha e as aves são homeotérmicos. Ou seja, o sangue deles é quente, assim como o sangue que Nosso Senhor derramou na cruz. Peixes também, em geral, não morrem derramado sangue, como Jesus", explica a Paróquia São Sebastião, da Bahia.
Pode comer carne de porco na Sexta-feira Santa?
A restrição ao consumo de carne vermelha, ou carnes de animais de sangue quente na Sexta-Feira Santa e nas outras sextas do ano inclui a carne de porco.
Pode comer carne de porco no Domingo de Páscoa?
No Domingo de Páscoa, que celebra a ressureição de Jesus Cristo, não há restrições alimentares de acordo com a fé católica. Portanto, o consumo da carne de porco - e outros tipos de carne vermelha - está liberado.