5 sinais de que seu chefe não presta!

A busca pelo emprego ideal pode exigir considerações além da paixão pelo trabalho, especialmente quando o ambiente laboral se mostra tóxico.

Tamica Sears, especialista em carreira, destaca a importância de identificar sinais de um chefe narcisista para evitar que o emprego dos sonhos se torne um pesadelo.

Durante a entrevista de emprego, é crucial estar atento a cinco sinais de alerta, conforme listados pela especialista.

1. Ele quase não pergunta sobre você:

Durante a entrevista, se o entrevistador focar mais em si mesmo do que na sua formação ou experiência, fique alerta.


Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR

Frases como "Quando assumi o departamento, as coisas começaram a correr muito bem" ou "esse projeto foi um desastre até que eu entrei e o refiz" podem indicar um comportamento narcisista, colocando as próprias conquistas acima da dinâmica da equipe. Observe quantas vezes ele menciona "eu" em comparação a "nós".

2. Ele trata as pessoas com desdém

Observe como o entrevistador trata e fala sobre outras pessoas durante a entrevista. Ele ignora ou dispensa colegas de trabalho? Critica os colegas ou pessoas com quem você trabalharia?

Esse comportamento pode se manifestar de várias maneiras. Por exemplo, durante a entrevista, se alguém pede licença para solicitar uma assinatura e recebe uma resposta irritada como "Você não vê que estou ocupado?", isso pode indicar como ele se comporta no dia a dia.

3. Ele faz você duvidar de si mesmo

Impulsionado por suas próprias inseguranças, um chefe narcisista pode questionar suas realizações e experiências.

Se você compartilhar uma conquista com ele, por exemplo, ele pode responder com comentários como "Isso parece um pouco exagerado" ou "Isso foi tudo o que você fez?". Esses comportamentos, segundo Sears, indicam que trabalhar para esse tipo de chefe pode fazer você duvidar de suas habilidades e aptidões.


Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR

4. Ele faz grandes promessas e nenhum plano concreto

Para a especialista, um chefe narcisista pode pintar uma visão otimista do futuro, retratando-o como uma estrela, mas sem esclarecer os detalhes de como isso será alcançado.

Se durante a entrevista você ouvir afirmações que parecem boas demais para ser verdade, como "Acredito que um dia você poderá ser o CEO" ou "Vejo um rápido crescimento para você aqui, pois me lembra minha versão mais jovem", pode ser um sinal de alerta. Essas promessas exageradas podem resultar em uma experiência de trabalho que não corresponde ao que foi prometido.

5. Ele faz críticas estranhamente pessoais ou infundadas

O feedback construtivo e profissional não é comum na rotina de um chefe narcisista. Ele pode expressar comentários como "abordagem interessante, mas parece um pouco desatualizada" ou "é intrigante como você mede o sucesso, mas não tenho certeza se diria que isso é uma vitória".

Se o feedback parece inútil e se assemelha mais a um ataque sutil, é provável que não seja genuíno. Isso também indica que, ao se juntar à equipe dele, você poderá ser constantemente prejudicado. Uma entrevista é uma avaliação mútua. Assim como o entrevistador avalia você, você também está avaliando a empresa e o ambiente de trabalho. Confie em seus instintos e não hesite em recusar uma oportunidade que não pareça adequada. *Com informações Pequenas Empresas e Grandes Negócios

Ler Mais