Pode comer frango na quaresma? Confira alimentos "proibidos" neste período
A Páscoa - tempo de celebrar a morte e ressureição de Jesus Cristo - se aproxima, e é comum encontrar dúvidas online sobre as tradições cristãs.
Uma das questões costumeiramente abordadas nas dúvidas são relativas ao jejum de determinados alimentos, como carnes bovina e de frango.
Na verdade, na Páscoa há duas recomendações relativas ao período da Páscoa e também à Quaresma, período de quarenta dias que a antecede: o jejum e a abstinência de carne.
Segundo o padre Helano Samy da Silva Holanda, em matéria do Diário do Nordeste, o jejum consiste em não fazer duas das refeições diárias, e deve ser feito na quarta-feira de cinzas e na Sexta-Feira Santa.
"Se a pessoa tiver fome pode comer apenas o pão e se tiver sede pode tomar água, e depois pode quebrar o jejum na terceira refeição", destaca o pároco.
Paralelamente, a abstinência diz respeito ao período da Quaresma. Nesse caso, a recomendação da igreja é não comer carne vermelha principalmente nas sextas-feiras.
A abstinência é uma referência à chamada Paixão do Senhor, quando Jesus Cristo morreu na Cruz.
Pode comer frango na Quaresma?
Nesse contexto, o consumo de frango não é autorizado na Quaresma e na Sexta-Feira Santa.
Apenas peixes e vegetais estão liberados e podem ser consumidos seguindo as tradições cristãs.
"Para nós que somos católicos existem dois significados: o de não derramar sangue para imprimir sofrimento em um animal e o de permitir que os rebanhos se recuperem", destaca o padre padre Helano Samy.
"No período do judaísmo havia um costume chamado ano sabático, quando se devia deixar a terra descansar, e não poderia nem matar animais do rebanho e nem colher frutos na terra. O catolicismo herda essa tradição e também temos essa cultura de que os rebanhos se renovem", explica o pároco.