Quanto de exercício físico é o suficiente para emagrecer? Especialista revela tempo mínimo

Para muitas pessoas, a rotina agitada dificulta encontrar tempo para se exercitar diariamente.

No entanto, a quantidade de treinos não é necessariamente o principal determinante para alcançar bons resultados.

É possível, por exemplo, malhar apenas três vezes por semana e ainda assim obter um bom condicionamento físico.

Um estudo realizado em 2019 oferece evidências nesse sentido. Pesquisadores dividiram 47 mulheres em dois grupos para avaliar os efeitos do emagrecimento através de diferentes frequências de musculação.


Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR

No Grupo 1, as participantes treinavam duas vezes por semana, realizando três séries por exercício.

Já no Grupo 2, o treino ocorria três vezes por semana, com apenas duas séries por exercício. O objetivo era manter um volume semanal de treino similar entre ambos os grupos.

Os resultados revelaram que não houve diferenças significativas em termos de força e ganho de massa muscular entre os grupos.

No entanto, as mulheres que treinaram três vezes por semana apresentaram uma maior redução na porcentagem de gordura corporal. Mesmo com um volume semanal de treino semelhante, o grupo que treinou com maior frequência conseguiu emagrecer mais.

Portanto, se o seu objetivo é perder peso, treinar três vezes ou mais por semana pode ser altamente eficaz.


Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR

Quando combinado com uma dieta equilibrada, o aumento do número de sessões de exercício resulta em um maior gasto calórico semanal, contribuindo significativamente para a perda de peso.

É por isso que os treinos intensos e individualizados de apenas 30 minutos têm se destacado. Com uma sessão de exercícios eficiente em meia hora, fica mais fácil encaixar na agenda corrida.

Mais sessões de treino significam mais gasto calórico semanal, um metabolismo mais eficiente e, consequentemente, uma maior perda de peso.

Com informações

Ler Mais

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”