Como conservar a babosa? Aprenda a maneira de cuidar da planta
A babosa, também conhecida como aloe vera, é uma planta medicinal com uma ampla gama de usos e propriedades benéficas. Ela é amplamente utilizada em todo o mundo, especialmente em climas tropicais como o Brasil, por suas propriedades medicinais e cosméticas.
Benefícios da babosa
A babosa é uma planta rica em propriedades calmantes, cicatrizantes, anestésicas, anti-inflamatórias e anti-térmicas. Rica em minerais como cálcio e potássio, além de vitaminas, como C e do complexo B, ela é popularmente usada para hidratar cabelos e rostos, auxiliando na produção de colágeno e na prevenção da queda de cabelo.
Atenção ao uso da babosa!
Tenha cuidado ao usar babosa, pois contém aloína, uma substância que pode agir como um laxante forte, podendo ser prejudicial ao trato intestinal. Seu uso interno é desencorajado, especialmente para crianças, grávidas e lactantes.
Saiba como conservar a babosa
Para conservar a babosa, é recomendável armazená-la na geladeira por até cinco dias, em um saco plástico. Se o gel for extraído, é melhor utilizá-lo imediatamente para preservar suas propriedades.
Caso opte pelo armazenamento, mantenha-o em um recipiente fechado na geladeira e adicione algumas gotas de limão para evitar escurecimento. Se notar alterações na textura, aparência ou cheiro, é melhor descartar.
Para conservação prolongada, a babosa pode ser congelada inteira em um saco plástico, podendo durar meses. Outra opção é congelar o gel em forminhas de gelo, facilitando o uso futuro.