MANIPULAÇÃO EMOCIONAL: 4 sinais de uma pessoa manipuladora
Relações pessoais podem ser complexas e nem sempre é fácil identificar comportamentos manipuladores
A manipulação emocional é quando uma pessoa se utiliza de palavras, gestos ou simulação de sentimentos para influenciar o outro de forma consciente com o objetivo de conquistar aquilo que deseja.
Essa manipulação pode estar presente em qualquer modelo de relacionamento, seja ele interpessoal ou profissional.
Ela pode se apresentar de maneira sutil ou explícita e, por isso, identificá-la em alguns casos pode ser um pouco mais delicado.
4 sinais de uma pessoa manipuladora:
Nesta matéria, separamos quatro sinais que indicam que uma pessoa é manipuladora. Veja agora!
1. Manipulação através de palavras
Uma pessoa manipuladora pode dizer coisas de uma maneira que pareçam extremamente genuínas e honestas.
Ela, geralmente, possui a capacidade de esconder suas verdadeiras intenções. Fique atento a frases que buscam influenciar suas decisões ou fazer você se sentir culpado!
2. Distorcem os fatos
Um comportamento extremamente comum dos manipuladores é o de distorcer situações.
3. São bons em fazer as outras pessoas sentirem culpa
A culpa é uma das grandes armas da manipulação emocional, em especial quando o manipulador está dentro de um relacionamento amoroso.
Isso e a falta de empatia genuína são indicativos. Manipuladores exploram as fraquezas dos outros para atingir seus objetivos. Eles culpam os outros por seus próprios erros e não hesitam em criar conflitos.
4. Tendem a ser agressivos
Quando não conseguem aquilo que desejam, os manipuladores podem demonstrar comportamentos extremamente agressivos, seja através de palavras ou ações.
Identificar manipuladores é o primeiro passo para evitar relacionamentos tóxicos. Valorize-se, cuide de sua saúde mental e escolha relações baseadas em respeito e empatia.