Remédio de diabetes para emagrecer pode ter efeitos colaterais: conheça mais
Ozempic, remédio contra diabetes usado também para perda de peso, ficou bastante conhecido nos últimos meses.
No entanto, poucos conhecem os efeitos colaterais desse medicamento injetável.
"Dava tanto enjoo. Eu acordava passando mal, suando frio, e não conseguia mais dormir. Depois, veio a dor de estômago, que ficou tão forte que tive que ir ao pronto-socorro", relata a publicitária.
No entanto, apesar dos efeitos colaterais, ela diz não querer desencorajar outras pessoas interessadas no medicamento.
"Fica uma situação muito complicada porque, mesmo com os efeitos colaterais, eu emagreci quase 10 quilos, e aí todo mundo acha legal. [Para] várias amigas que começam agora eu aviso que [elas] podem se sentir mal, mas às vezes parece que é porque eu já ‘consegui’ e não quero que os outros emagreçam também", conta a publicitária.
A publicitária declara que não lamenta ter utilizado o medicamento prescrito por uma endocrinologista, pois estava acima do peso ideal e com esteatose hepática, popularmente conhecida como gordura no fígado.
Entretanto, ela expressa preocupação com o uso indiscriminado do medicamento por parte de colegas e conhecidos, frequentemente sem o devido acompanhamento médico.
"Tá todo mundo usando", completa a jovem.
Efeitos colaterais transitórios
Segundo o especialista, é comum que efeitos colaterais como os mencionados pela publicitária ocorram no início do tratamento, mas geralmente melhoram após algumas semanas.
No entanto, aproximadamente 10% dos pacientes podem não tolerar os efeitos colaterais e precisar de outras opções de tratamento.
O endocrinologista destaca a importância do acompanhamento médico, pois a maioria dos pacientes tolera bem os efeitos colaterais, que tendem a diminuir com o tempo.
A gerente médica da Novo Nordisk, fabricante do Ozempic, ressalta que os efeitos colaterais são mais frequentes no início do tratamento e geralmente de gravidade leve a moderada.
Ela também menciona que o medicamento é aprovado apenas para diabetes pela Anvisa, sendo a prescrição para perda de peso feita de forma off-label.
A maioria dos eventos adversos é temporária e a interrupção do tratamento devido a efeitos colaterais é rara.
Os efeitos colaterais costumam ocorrer no início do uso do medicamento ou com o aumento da dose, sendo recomendado que o paciente busque orientação médica para minimizá-los.