Glicose alta: o que fazer? Saiba como detectar glicemia alta

O diabetes é uma condição metabólica crônica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue, disfunção do pâncreas e hábitos alimentares inadequados, juntamente com um estilo de vida sedentário, que contribuem para o seu surgimento.

De acordo com o Dr. José Marcelo Natividade, endocrinologista, metabologista e especialista em nutrologia, há algumas recomendações específicas para diabéticos.

"Essa enfermidade pode se originar de uma variedade de fatores, não se restringindo apenas ao consumo de açúcar. O estresse excessivo, fatores emocionais e uma dieta rica em carboidratos, como massas, arroz, batata, e alimentos processados, como bacon, salame, salsicha, entre outros, são prejudiciais para os pacientes com diabetes".


Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR

Além disso, os sintomas do diabetes incluem sede excessiva, perda rápida e inexplicável de peso, fadiga incomum, aumento da fome, câimbras, dores nas pernas, infecções genitais recorrentes.

Ler Mais

Além disso, cicatrização lenta de feridas, micção frequente, visão turva, formigamento nos membros, náuseas ou vômitos, dificuldade de concentração, tonturas e fadiga.

Os principais exames para diagnosticar o diabetes são os testes de glicemia em jejum, glicemia pós-prandial, hemoglobina glicada e teste de tolerância à glicose (TTG).

Para controlar o diabetes, é essencial fazer mudanças na rotina e incluir alimentos como abacate, aveia, peixes ricos em ômega-3 (como sardinha, salmão, arenque, cavala), iogurte sem gordura, legumes, farinhas funcionais, sementes de linhaça e chia, e batata yacon (rica em fibras solúveis com efeito prebiótico e antioxidante).

É fundamental também prestar atenção à quantidade e qualidade dos alimentos consumidos, reduzir o consumo de álcool e açúcar, encontrar uma atividade física que seja do seu interesse para criar hábitos saudáveis e diminuir o estresse, visando controlar a doença e até mesmo prevenir o seu desenvolvimento.

Ler Mais

Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”