Ana Alexandra Carvalheira, psicóloga clínica, sexóloga e pesquisadora do ISPA - Instituto Universitário, define uma relação tóxica como "um abuso de uma pessoa sobre outra".

Ela destaca que esse tipo de relação não necessariamente envolve violência física ou verbal.

"Há várias formas de violência. Até o silêncio pode ser uma forma de violência. E há pessoas que pensam: 'Ele não me bate, não é agressivo verbalmente, isso não é abuso'. Mas pode ser. Pode haver uma relação tóxica sem violência física ou verbal", afirma a especialista.

O Bispo Renato Cardoso abordou esse tema durante a Palavra Amiga transmitida nesta quarta-feira (6), destacando 4 sinais que indicam que alguém sofre de dependência emocional no amor.


Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR

Em outras palavras, ela explica que uma relação tóxica é aquela na qual não estão presentes os princípios de respeito, atenção, carinho, cumplicidade e tolerância, e na qual há uma incapacidade de aceitar a individualidade, a liberdade e a autonomia do outro.

Aqui estão mais detalhes sobre os sinais de que você pode estar em uma relação tóxica:

1. Críticas constantes e foco no negativo:

Segundo Ana Alexandra Carvalheira, em uma relação tóxica, há um foco excessivo no negativo, com pouca comunicação que não seja crítica ou centrada em aspectos negativos. Inês Melo também menciona as críticas constantes e a falta de elogios genuínos como sinais preocupantes.

2. Pedir para ver o telefone e as mensagens:

Exigir acesso às redes sociais ou pedir para ver mensagens é considerado um sinal de alerta por invadir a privacidade do parceiro. Ana Alexandra Carvalheira destaca que esse comportamento é abusivo e desrespeitoso.

3. Exigir a partilha da localização:

Demandar que o parceiro compartilhe a localização em tempo real através de aplicativos é considerado uma bandeira vermelha, indicando controle excessivo e falta de confiança.


Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR

4. Manipulação e culpar o outro por tudo:

Ameaçar terminar o relacionamento ao ser contrariado ou culpar o parceiro por atitudes inadequadas são exemplos de manipulação comuns em relações tóxicas. O abusador raramente assume responsabilidade pelos próprios erros.

5. Usar o amor como desculpa para comportamentos abusivos:

Frases como "tenho ciúmes porque te amo" são usadas para justificar comportamentos abusivos, mas isso não é amor verdadeiro, conforme destaca Ana Alexandra Carvalheira.

6. Não aceitar o "não" como resposta:

Em uma relação tóxica, o parceiro muitas vezes não aceita um "não" como resposta e pressiona a outra pessoa a fazer coisas que ela não quer, violando sua autonomia e liberdade.

7. Afastar o parceiro dos amigos e da família:

O abusador muitas vezes tenta isolar a vítima de sua rede de apoio para manipulá-la mais facilmente e torná-la mais dependente dele.

8. Falta de comunicação:

A ausência de conversas saudáveis é um sinal preocupante, pois a vítima muitas vezes tem medo de expressar seus pensamentos e sentimentos livremente.


Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR

9. A vítima sente que "não tem saída":

Devido à manipulação e ao desenvolvimento de dependência emocional, a vítima muitas vezes sente que não tem escolha a não ser permanecer na relação tóxica.

Fonte: Viral

Ler Mais