Como controlar glicemia alterada? Veja melhor dieta para glicose alta
Ao receber um diagnóstico de hiperglicemia, é comum pensar nas restrições alimentares necessárias para evitar complicações e reduzir o risco de diabetes.
O que comer e beber:
Com algumas mudanças nos hábitos alimentares, é possível melhorar a qualidade de vida. Veja o que incluir na dieta e quais alimentos evitar quando há excesso de açúcar no sangue.
Fibras:
Importantes para controlar o açúcar no sangue, encontradas em alimentos como aveia, pão integral e vegetais, pois passam pelo sistema digestivo de forma mais lenta.
Frutas com baixo índice glicêmico:
Escolha frutas como morango, abacate, coco, banana, kiwi, laranja com bagaço, maçã e pera, pois possuem menor impacto nos níveis de glicose.
Oleaginosas:
Nozes, castanhas e amêndoas são boas opções, ricas em fibras, gorduras boas e proteínas, contribuindo para a saciedade.
Água:
Fundamental para a hidratação do organismo e controle da hiperglicemia.
Gorduras saudáveis:
Opte por gorduras saudáveis encontradas no azeite, peixes gordos como salmão e abacate.
Leguminosas:
Feijões, lentilha, ervilha, grão-de-bico e soja são alternativas ricas em proteínas vegetais com menor impacto nos picos de glicemia.
Carboidratos simples:
Evite açúcares e farináceos refinados, como doces, bolos, sorvetes, bebidas açucaradas, pães, arroz branco, batata, massas e biscoitos.
Frutas com alto índice glicêmico:
Como melancia, ameixa e tâmara, e consuma com moderação frutas com médio índice glicêmico, como abacaxi, mamão e figos secos.
Bebidas alcoólicas:
Deve-se evitar o consumo de álcool, pois pode causar tanto hipoglicemia quanto hiperglicemia, interferindo na liberação de glicose pelo fígado.
Gorduras saturadas:
Evite refeições gordurosas, frituras, carnes vermelhas e ultraprocessados, pois a gordura saturada pode aumentar a glicemia após o consumo.