Água com limão controla diabetes? Veja verdades e mitos

Entre os supostos tratamentos milagrosos para diabetes, um dos mais difundidos é o consumo de água morna com limão, especialmente pela manhã, para controlar os níveis de glicemia no organismo.

Contudo, a nutricionista Daniela Lopes Gomes, doutora em Nutrição Humana pela Universidade de Brasília (UnB) e membro do Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) explica o uso do limão no contexto da doença.

Ela esclarece que não há comprovação científica de que o efeito isolado do consumo de limão com água morna possa controlar o diabetes.


Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR

Daniela destaca que o limão, apesar de ser uma fruta com baixa quantidade de carboidratos e rica em vitamina C, não possui evidências de impacto expressivo na glicemia quando consumido isoladamente.

A nutricionista ressalta que a água com limão ou o suco de limão podem ser utilizados como substitutos a sucos mais ricos em carboidratos, auxiliando na redução do consumo diário de açúcar.

No entanto, ela enfatiza que a simples inclusão desse alimento, sem outras estratégias alimentares, não é comprovadamente eficaz no controle da glicemia.

A nutricionista recomenda a utilização da água com limão como uma alternativa de hidratação, podendo estimular o aumento do consumo de água, o que beneficia pessoas com diabetes.

Ler Mais

No entanto, ressalta que, de maneira geral, não existe um alimento específico capaz de promover isoladamente o controle da glicemia.

Ler Mais

Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) sugere a adequação da qualidade da alimentação como um todo, sempre com orientação de um nutricionista, para alcançar benefícios significativos. Fonte: O Tempo.

Ler Mais

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”