Sintomas dermatite atópica: veja sinais e conheça as formas de tratamento

O Doutor Drauzio Varella, apresentador da série "Alergias - O Corpo em Alerta", trouxe a dermatite atópica no último episódio, exibido no domingo (4), no Fantástico.

Segundo a reportagem da revista semanal da TV Globo, três pessoas morrem asma todos os dias no Brasil. 80% dos pacientes com asma têm rinite alérgica.

As alergias costumam vir em combos. Por isso, quem tem dermatite atópica pode ter alergia alimentar, asma e rinite. A chamada marcha atópica.


Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR

A dermatite atópica é uma alergia que provoca a inflamação da pele - a primeira cama de proteção do corpo. Aparecem a vermelhidão, ressecamento e lesões nas dobras do corpo, como cotovelos, mãos e pescoço.

As terminações nervosas que ficam em contato com a pele levam a sensação de coceira para o cérebro.

SINAIS DA DERMATITE ATÓPICA

A dermatite atópica também é conhecida como eczema atópico. De origem grega, o termo significa pele que ferve.

As causas são múltiplas, envolvem um sistema imunológico descontrolado, a pele muito sensível à invasão de alérgenos e - na maioria dos casos - herança genética.

Na maioria dos casos leves, a dermatite é tratada apenas com hidratante. Mas, ao longo dos anos, o quadro pode se agravar.


Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR

Pedro, personagem da série do Fantástico, utiliza de medicamento imunossupressor no Instituto da Criança, no Hospital das Clínicas, em São Paulo.

O garoto, de apenas 12 anos, tenta pelo convênio médico, um outro tipo de tatamento: imunobiológico ou terapia-alvo.

Com informações

Ler Mais

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”