Síndrome do pensamento acelerado: tem cura? Saiba o que é e como administrar quadro de ansiedade

A Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) não é uma doença, mas um sintoma associado a quadros de ansiedade.

A psicóloga Cristiane Duez Verzaro dos Santos, do Núcleo de Apoio Psicológico e Psicopedagógico (NAPP) da Faculdade Santa Marcelina, destaca que esse sintoma se torna patológico de acordo com sua intensidade.

Sintomas:

A SPA resulta da sobrecarga de informações nos grandes centros urbanos, levando a uma mente hiperpensante, agitada e impaciente. Profissionais constantemente avaliados, como executivos, professores e profissionais da saúde, são mais propensos.

Sintomas incluem preocupação excessiva, instabilidade emocional, inquietação, intolerância à frustração, déficit de concentração, fadiga, cansaço ao acordar, dores físicas, sofrimento por antecipação e prejuízos na memória.


Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR

Causas:

A SPA pode ser causada por transtornos como ansiedade, bipolaridade, TDAH, borderline e uso de drogas como cocaína. O acúmulo de informações, associado ao excesso de estímulos (celulares, redes sociais), contribui para a SPA.

Fatores de risco:

A intensidade e volume de pensamentos acelerados aumentam a ansiedade e prejudicam a saúde física e mental.

Dificuldade em desacelerar, cansaço físico inexplicável, perda de prazer nas atividades são sinais. Busca constante por satisfação pode levar a padrões de impulsividade.

Diagnóstico:

Dificuldade de "desligar" a mente, problemas de sono, irritabilidade, dores físicas podem indicar SPA. Um profissional da psicologia avalia os sintomas e o contexto para um diagnóstico correto.

Tratamento:

Controle da ansiedade, divisão de tarefas, redução da autoexigência e auto cobrança são recomendados.


Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR

Pausas na rotina, atividades físicas, limitação nas redes sociais e psicoterapia são eficazes. O tratamento é personalizado, adaptado aos hábitos do indivíduo.

Relação com Transtornos de Ansiedade e Depressão:

A ansiedade e depressão podem ser causa ou piorar a SPA, dependendo da intensidade dos sintomas. O tratamento psicológico e psiquiátrico combinados auxiliam na melhora.

Cura e Mudanças de Vida:

Não há cura definitiva, mas a SPA pode ser tratada e administrada. Mudanças incluem estabelecer limites, praticar terapia, cuidar da mente e corpo, controlar o acesso à tecnologia.

Com informações

Ler Mais

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”