Cardio antes ou depois do treino para emagrecer? Veja o que diz especialista

O treino "cardio", também conhecido como treino cardiorrespiratório, enfoca o fortalecimento do sistema cardíaco.

Quem pratica esse treinamento aeróbico lida com a resistência, que influencia no aumento da frequência cardíaca. No entanto, surge a dúvida: é melhor fazer o cardio antes ou depois do treino de musculação?

Cardio antes ou depois do treino?

"Depende da pessoa, do objetivo, se gosta de fazer. Pensando em emagrecimento, é interessante combinar treinos de força e cardio, que podem variar em curta, média ou longa duração, em baixa, moderada ou alta intensidade", responde o personal trainer Bruno Sapo em entrevista exclusiva para o Sport Life.

Para pessoas moderadamente ou não treinadas, o efeito do treinamento concorrente, onde um treino pode interferir no outro, é pequeno.


Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR

Portanto, é indiferente realizar o treino cardiorrespiratório antes ou depois do treinamento.

A situação se inverte para pessoas habituadas com exercício físico, onde o sucesso do treinamento concorrente pode ser maior. Nesse caso, é viável priorizar o objetivo principal para não prejudicar o que está planejado para depois.

Como trabalhar o cardio para quem preza pelo bem-estar?

"Em pessoas que só fazem porque têm que fazer e buscam qualidade de vida, pode-se optar por fazer antes, pois muitas vezes, após o treino de força, a pessoa já está sem paciência e acaba não fazendo o cardio. Então, começar com o cardio pode ser uma opção", conclui Bruno Sapo.

O recado para não ser vítima do overtraining

Embora o exercício físico seja essencial para a boa saúde, o excesso pode levar ao overtraining, causando danos sérios para atletas, independentemente da modalidade.

O exagero no levantamento de peso, por exemplo, aumenta a produção de radicais livres, levando ao estresse oxidativo e danificando moléculas como colágeno e elastina, resultando em flacidez e piorando a qualidade da pele.


Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR

A orientação é buscar equilíbrio na rotina, evitando sobrecarregar o corpo.

Consultar um nutrólogo ou nutricionista para uma alimentação adequada, incluindo proteínas, gorduras de boa qualidade e carboidratos na quantidade certa, é essencial. Isso ajuda a evitar o overtraining e seus efeitos prejudiciais.

Com informações

Ler Mais

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”