5 sinais de que você pode ser uma pessoa ruim
Você já questionou se está agindo mal na vida? É muito comum sentirmos dúvidas sobre se o modo com o qual lidamos com as pessoas é o mais adequado.
Em nossa jornada, é fundamental questionarmos o modo como agirmos, para que sempre estejamos abertos à melhora como seres humanos. Caso contrário, podemos causar muitos problemas para nós mesmos e para os outros.
"Bom" e "ruim" são definições muito absolutas, pois, naturalmente, todo mundo erra, mas é fato que algumas tendências de personalidade podem ser bastante prejudiciais.
Confira a seguir algumas ações que indicam que seu comportamento (ou o de alguém que você conhece) pode ser problemático!
AVERSÃO A CRÍTICAS
É claro que ninguém aprecia ser alvo de críticas, mas algumas, denominadas construtivas, contribuem para nosso desenvolvimento e amadurecimento.
A complicação surge quando alguém se recusa a aceitar qualquer forma de crítica, interpretando todas como uma afronta pessoal, algo prejudicial e injusto.
FUGA DE RESPONSABILIDADES
Algumas pessoas optam por não encarar as consequências de suas ações quando estas podem trazer complicações para elas.
Ao evitar assumir responsabilidade por seus atos, tais indivíduos acabam atribuindo a culpa a outros que não têm relação com a situação.
SEM ABERTURA PARA PEDIR DESCULPAS
Indivíduos de índole duvidosa evitam reconhecer seus equívocos, atribuindo constantemente a culpa aos outros. Consequentemente, o ato de pedir desculpas não se enquadra em sua prática comum.
Aqueles que se esquivam das responsabilidades buscam evitar o desconforto de admitir suas falhas, preferindo não encarar a realidade de seus próprios defeitos.
INSTAURAÇÃO DE INTRIGAS
Certas pessoas encontram satisfação em manipular os outros apenas por entretenimento, não hesitando em empregar táticas ardilosas para atingir seus fins.
Assim, recorrem a artifícios que incluem o uso de mentiras para instigar conflitos entre indivíduos.
JULGAMENTO DA APARÊNCIA ALHEIA
Indivíduos mal-intencionados frequentemente utilizam insultos e ridicularização, causando considerável sofrimento àqueles que são alvo desses ataques.
Geralmente, quem adota esse comportamento busca humilhar os outros, buscando uma sensação de superioridade.
IMPORTANTE
Se você identificou alguma dessas características, saiba que não é tarde para se aprimorar! Afinal, todos temos defeitos. Se necessário, converse com um profissional da área da psicologia para aprender a lidar melhor com seus traumas e tendências de personalidade.