Truque dos 6 minutos para melhorar seu namoro

Aqui vai uma pergunta mais desafiadora: Você escuta seu parceiro tão bem quanto eles desejam? Tão frequentemente quanto desejam? Ou escuta de verdade?

Independentemente de estarem se conhecendo, sendo recém-casados, pais novos ou parceiros há muito tempo, existe uma técnica de reflexão que melhora a comunicação no relacionamento.

3-2-1

Tudo flui melhor quando há trocas. A técnica 3-2-1, que Lawrence J. Cohen, Ph.D., traz no Psychology Today, não foge à regra. Um grande ponto positivo é que os turnos duram apenas seis minutos. E melhor ainda, não é preciso ficar calado durante todo esse tempo!


Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR

Passo 1

Quem começa fala durante três minutos. Use um cronômetro. Enquanto isso, a outra pessoa ouve em silêncio.

Fale com sinceridade sobre o que está em sua mente ou o que deseja compartilhar. Quando o tempo acabar, conclua seu pensamento em poucas palavras, sem prolongar.

E, finalmente, há alguém que ouve de verdade. Porém, pare ao término do tempo. Isso é essencial nessa técnica.

É complicado aprender algo novo enquanto fala sobre os assuntos mais difíceis. Também pode praticar com um amigo que não traga tanto incômodo quanto seu parceiro ou ex.

Passo 2

Quando o primeiro alarme tocar, ajuste o cronômetro para dois minutos. O ouvinte usa esse tempo para refletir sobre o que ouviu. Pode usar palavras exatas ou parafrasear, mas sem interpretações ou julgamentos.


Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR

Pare de refletir quando o tempo acabar. Não é uma reflexão: "Você disse que não se importa onde iremos comer, mas eu sei que se importa de verdade", exemplifica o Lawrence.

Isso é uma reflexão: "Ouvi você dizer que não se importa onde iremos comer." Também não é uma reflexão reagir emocionalmente ao que ouviu. Não são reflexões: "Como ousa dizer isso!" "Eu sabia que diria isso!" "Isso não aconteceu!" "Você soa exatamente como sua mãe!"

Passo 3

Ajuste o cronômetro para mais um minuto. O falante original responde à reflexão recebida.

Pode ser algo como: "Obrigado por ouvir, você realmente me entendeu". É melhor não iniciar um novo tópico, pois não há espaço para reflexão.

Passos 4-6

Troquem os papéis e repitam os três primeiros passos. Ajuste o cronômetro para três minutos novamente, mas desta vez é o ouvinte original quem fala primeiro. O novo ouvinte escuta por três minutos e, em seguida, dedica dois minutos para refletir sobre o que ouviu. O falante original deste turno terá um minuto para responder à reflexão.


Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR

E depois?

O objetivo do 3-2-1 não é resolver instantaneamente conflitos antigos ou alcançar um consenso imediato e caloroso. O objetivo é simplesmente sentir-se ouvido e praticar a escuta atenta.

Após o 3-2-1, espera-se que as conversas para resolver problemas e conflitos sejam mais suaves e eficazes, graças à prática de falar e ouvir um ao outro.

Esta prática melhora com o tempo

Comece com uma rodada de cada vez inicialmente. Se praticar e gostar da técnica, pode fazer mais rodadas ou estabelecer um horário regular para a escuta 3-2-1.

Aprecie os momentos de boa escuta e reflexão em vez de focar nos erros. Isso ajudará o outro a melhorar.

Fonte: Psychology Today

Ler Mais

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”