Para ter uma dieta equilibrada, os carboidratos são fortes aliados nesse processo!
Segundo Natália Colombo, nutricionista, "uma ingestão adequada de carboidratos na dieta é fundamental para otimizar o desempenho durante o exercício, enquanto uma deficiência desse nutriente pode levar a fadiga e cansaço durante o treino."
Para assegurar um bom desempenho nos exercícios físicos, é essencial consumir certos tipos de alimentos antes do treino.
Conheça sete opções de carboidratos de rápida absorção que podem ser facilmente incluídos na rotina!
1. Frutas
As frutas são excelentes fontes de carboidratos de rápida absorção para consumo pré-treino. Uma salada de frutas, por exemplo, enriquecida com aveia em flocos, pode oferecer uma opção nutritiva.
Gabriela Marcelino, nutricionista, enfatiza que "as frutas, responsáveis por uma variedade de cores na alimentação, fornecem vitaminas e minerais essenciais ao corpo, não produzidos internamente."
2. Batata-doce
A batata-doce é reconhecida como um dos carboidratos de rápida absorção mais conhecidos para o pré-treino.
Rica em nutrientes como potássio, fibras, antioxidantes e vitaminas A, C e B6, ela oferece energia e contribui para uma dieta balanceada.
3. Panqueca de banana
Consumir a banana em forma de panqueca, acrescentando aveia para mais sabor e textura, proporciona um impulso energético significativo.
4. Biscoito de arroz
Optar por biscoitos de arroz antes do treino é uma opção para obter energia extra, pois o arroz é um alimento rico em carboidratos.
5. Tapioca
Semelhante ao arroz, a tapioca é rica em amido e é uma boa escolha pré-treino. Além disso, sendo livre de glúten, é uma alternativa adequada para indivíduos com restrições a essa proteína.
6. Sucos
Embora seja recomendado o consumo da fruta inteira, alguns sucos de frutas também são opções viáveis antes do treino. Sucos de uva e laranja, por exemplo, são ricos em frutose e glicose.
7. Mel
O mel é outra fonte de carboidratos, baseado em glicose e frutose, sendo excelente para proporcionar energia. Pode ser consumido juntamente com outras fontes de carboidratos, como a tapioca.