Sentir dor, peso, formigamento, inchaço e fadiga excessiva nas extremidades, como pés e pernas, pode indicar má circulação.

Geralmente associada a problemas sérios de saúde, como hipertensão, diabetes e colesterol alto, esse quadro necessita de diagnóstico clínico.

Ao identificar a causa da má circulação, é possível determinar o tratamento mais adequado.

Segundo Daniel Alan Costa, naturopata e presidente fundador da Associação Brasileira de Naturopatia (Abranatu), algumas plantas podem aliviar dores, promover a diurese e ajudar contra síndromes metabólicas.


Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR

Para aproveitar seus benefícios, ele sugere consumi-las em chás, saladas e massas. "No caso do consumo de chás, é fundamental limitar a utilização da mesma erva a um período máximo de três meses consecutivos. O ideal é alternar", afirma Daniel.

Aqui estão algumas plantas que podem auxiliar no alívio da má circulação, desde que consumidas com moderação

1. Alecrim

Além de ser uma erva aromática usada na culinária, rende um chá delicioso, especialmente combinado com limão.

2. Cavalinha

Seu chá é um poderoso diurético natural, ajudando na eliminação de líquidos retidos devido ao seu efeito anti-inflamatório.

3. Dente-de-leão

Reconhecido por sua ação diurética, pode ser utilizado no tratamento de doenças renais e na redução da retenção de líquidos, além de ajudar no controle do colesterol.


Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR

4. Erva-cidreira

Seu consumo está associado à redução da pressão arterial em pacientes hipertensos, mas não deve ultrapassar três xícaras por dia para evitar baixa frequência cardíaca e pressão arterial muito baixa.

5. Mulungu:

Suas folhas, cascas e flores da Erythrina verna podem ser usadas no chá, mas é essencial evitar as sementes, que são tóxicas. Seu uso deve ser prescrito por nutricionista ou médico.

Portucalaria afra

Originária da África do Sul, é uma suculenta com propriedades medicinais que, consumida regularmente, auxilia na redução do colesterol ruim e previne doenças cardíacas.

7. Vinca

Suas folhas são usadas na indústria farmacêutica em medicamentos para controle da pressão arterial, mas a planta é tóxica e seu contato deve ser evitado por crianças e animais de estimação.

Fonte: Casa e Jardim

Ler Mais

Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR

Como baixar a pressão imediatamente? Veja 3 dicas para controlar a HIPERTENSÃO!

Ler Mais

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”