Superluas e os Eclipses em 2024: prepare-se para os eventos cósmicos!
As superluas são conhecidas por serem um fenômeno astronômico que encantam e fascinam os apaixonados pela Lua. Nessa fase, ela estará mais brilhante e ampliada, além de estar mais próxima da Terra.
O espetáculo ocorre durante o perigeu da Lua em sua órbita elíptica, que resulta em uma visão maravilhosa e aguardada ansiosamente por muitos. E quando exatamente teremos esses eventos no próximo ano?
Olhando a fundo, o calendário já inclui a ocorrência desses fenômenos cósmicos. Nesta matéria, vamos apresentar as datas e curiosidades desse espetáculo noturno.
Desvendando as Superluas
Para compreender como funcionam as superluas, é preciso entrar no mundo da astronomia, conhecido por estudar e explorar os fenômenos que ocorrem fora da órbita da terra. A órbita da Lua ao redor da Terra não é perfeitamente circular, mas sim elíptica.
Quando o perigeu ocorre, a Lua se torna 14% maior 30% mais brilhante, se comparada com o apogeu, momento no qual o satélite natural está mais distante da Terra.
A órbita elíptica recebe interferência de diversas forças gravitacionais, principalmente da Terra, o que pode resultar nas diversas variações de distância entre a Lua e nosso planeta.
Com esse fenômeno é possível o surgimento de superluas. E em 2024, pelo menos duas dessas ocorrências estão previstas.
As Superluas em 2024
As superluas surgem quando a Lua está em sua fase cheia e coincide com o perigeu. Quando acontece essa combinação, a Lua cheia se torna ainda maior e mais brilhante no céu noturno.
Em 2024, as datas das superluas estão bem próximas:
E os Eclipses no Horizonte?
Para o novo ano, ao menos quatro eclipses irão ocorrer, dois em cada semestre. O primeiro fenômeno está marcado para o dia 25 de março, aproximadamente às 4h. Confira as datas para já se planejar:
Eclipse lunar: 25 de março, às 4h;
Eclipse solar: 8 de abril, a partir das 15h;
Eclipse lunar: 17 de setembro, às 23h30;
Eclipse solar: 2 de outubro, 15h50.