Chapinha e secador fazem mal? Novo estudo revelou possíveis riscos à saúde da modelagem térmica dos fios
Chapinha e secador fazem mal? A modelagem térmica dos fios, seja para alisar ou ondular, é um procedimento muito comum, mas que pode causar prejuízos à saúde. Ao menos é o que diz um recente estudo. Entenda melhor a situação.
Um estudo promovido pela Sociedade Químico Americana (ACS) e publicado na revista científica Environmental Science & Technology destacou os possíveis riscos à saúde de aplicar calor em fios tratados com creme e óleos.
O alerta dos pesquisadores é para a liberação de substâncias tóxicas durante o processo, especialmente silicones, que podem ser prejudiciais quando inaladas.
Os pesquisadores analisaram participantes que aplicaram cremes, óleos e sprays nos cabelos e logo após fizeram a modelagem térmica dos fios.
Foram analisadas e medidas as emissões de compostos orgânicos voláteis (COVs) durante o uso de chapinhas, secadores e babyliss.
Os pesquisadores observaram que ocorreram mudanças rápidas na composição química do ar durante a modelagem térmica.
Foram emitidas substâncias químicas, em especial silicones. Eles estimam que a cada modelagem térmica os indivíduos podem inalar até 20mg do silicone D5.
A pesquisa lança um alerta para os possíveis riscos da inalação de significativas quantidades dessas substâncias químicas.
Contudo, os pesquisadores ressaltam que ainda são necessários mais estudos para compreender a situação.
De qualquer forma, a pesquisa traz questionamentos importantes sobre hábitos de cuidado pessoal tão enraizados na nossa rotina diária.