Chapinha e secador fazem mal? Novo estudo revelou possíveis riscos à saúde da modelagem térmica dos fios

Chapinha e secador fazem mal? A modelagem térmica dos fios, seja para alisar ou ondular, é um procedimento muito comum, mas que pode causar prejuízos à saúde. Ao menos é o que diz um recente estudo. Entenda melhor a situação.

Um estudo promovido pela Sociedade Químico Americana (ACS) e publicado na revista científica Environmental Science & Technology destacou os possíveis riscos à saúde de aplicar calor em fios tratados com creme e óleos.

O alerta dos pesquisadores é para a liberação de substâncias tóxicas durante o processo, especialmente silicones, que podem ser prejudiciais quando inaladas.

IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR

Os pesquisadores analisaram participantes que aplicaram cremes, óleos e sprays nos cabelos e logo após fizeram a modelagem térmica dos fios.

Foram analisadas e medidas as emissões de compostos orgânicos voláteis (COVs) durante o uso de chapinhas, secadores e babyliss.

Os pesquisadores observaram que ocorreram mudanças rápidas na composição química do ar durante a modelagem térmica.

Foram emitidas substâncias químicas, em especial silicones. Eles estimam que a cada modelagem térmica os indivíduos podem inalar até 20mg do silicone D5.

A pesquisa lança um alerta para os possíveis riscos da inalação de significativas quantidades dessas substâncias químicas.

IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR

Contudo, os pesquisadores ressaltam que ainda são necessários mais estudos para compreender a situação.

De qualquer forma, a pesquisa traz questionamentos importantes sobre hábitos de cuidado pessoal tão enraizados na nossa rotina diária.

*com informações de Metro

Ler Mais

Clique em LER MAIS e saiba como usar folha de goiaba no cabelo

Ler Mais

Veja as principais notícias do dia em radio-jornal-new

IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories