Plantas rasteiras: Veja quais as melhores espécies para cultivar em casa
As plantas rasteiras ou de baixo crescimento são ótimas opções para quem busca um toque de beleza e vivacidade para o jardim. Elas podem ser usadas para forração de canteiros, bordaduras ou até mesmo para esconder imperfeições no solo.
Onde deixar as plantas rasteiras?
Ao escolher as plantas rasteiras, é importante levar em consideração o tipo de luminosidade que o local recebe. Algumas espécies preferem o sol pleno, enquanto outras se adaptam melhor à meia-sombra.
Confira 5 espécies de plantas rasteiras:
1. Vinca-anã
Popularmente conhecida como "boa noite" ou "maria-sem-vergonha", a vinca é uma planta de fácil cultivo e que produz flores de diferentes cores, como branco, rosa, vermelho e azul. Ela prefere o sol pleno e se adapta bem a vários tipos de solos.
2. Capuchinha
A capuchinha é uma planta comestível que também é muito utilizada como planta de forração ou em bordaduras de jardins. Ela produz flores em tons de vermelho, laranja e amarelo e prefere o sol pleno ou a meia-sombra.
3. Bela manhã
O nome popular da "bela manhã" vem do fato das flores abrirem durante as primeiras horas do dia e fecharem à noite. Ela é uma planta que produz o ano todo e prefere o sol pleno.
4. Tapete de neve
Conhecida como álisso ou doce-álisse, a tapete de neve é uma planta de baixa estatura que produz densos cachos com flores pequenas. Ela se adapta bem na companhia de outras flores e plantas e pode ser cultivada o ano todo.
5. Onze-horas
Conhecida por ser uma flor de crescimento rápido, a onze-horas é fácil de cultivar e se espalha de forma rasteira pelo solo. Ela prefere o sol pleno e não suporta muito frio.
Com um pouco de planejamento e cuidados, você pode cultivar plantas rasteiras lindas e exuberantes em seu jardim.