Qual efeito das ervas nos cabelos? Funciona mesmo? Especialistas respondem todas as dúvidas
Diversos ingredientes são conhecidos por terem um alto poder de recuperação dos fios.
Essenciais nas receitinhas caseiras, prometem um efeito milagroso para os fios.
No entanto, não é toda receitinha que é considerada segura para os cabelos, ainda mais por conta da falta de evidência científica.
Em especial, o óleo de alecrim está sendo associado com o crescimento capilar, mas a especialista Lilian Brasileiro afirma que esse ingrediente ainda está sendo estudado, sem comprovação suficiente.
Especialista em tricologia, Priscila Barreto, afirma que o óleo de alecrim pode ter um efeito positivo na dermatite seborreica.
"Já temos estudos que comprovam uma melhora da circulação de sangue no couro cabeludo e também uma melhora na dermatite seborreica e da caspa, principalmente em pacientes mais jovens ou até mesmo crianças, que nós não podemos usar muitas medicações ou devemos evitar, como grávidas.", afirmou em entrevista à Glamour.
Outro ingrediente associado à saúde dos fios é a lavanda, que é conhecida por ter propriedades calmantes e ajudar a alivar a caspa.
Apesar disso, é válido lembrar que o ingrediente, provavelmente, não vai agir sozinho. Isso ocorre por conta da falta de concentração de ativos específicos para o tratamento de cada condição.
Uma dica de especialista é pingar em torno de 10 gotas de óleo de alecrim no seu shampoo, para ajudar a absorver os benefícios da erva.