TIPOS DE ORQUÍDEAS: Conheça os tipos de orquídeas que você pode ter em casa
Orquídeas são flores que se destacam pela sua beleza e delicadeza. Elas são encontradas em diversas cores, formatos e tamanhos, o que as torna uma opção versátil para diferentes ocasiões.
No Brasil, existem mais de 2.590 espécies de orquídeas, o que as torna o país com a maior diversidade dessa flor no mundo.
Por ser uma planta tão "multifacetada", é comum que surjam muitas dúvidas por parte de quem resolve cultivá-las.
O engenheiro agrônomo da Forth Jardim, Marcos Estevão Feliciano, explica que um dos principais questionamento costuma ser: "qual o ambiente ideal para minha orquídea?"
"De modo geral assim como seria em uma floresta tropical, as orquídeas precisam da sombra e da umidade das árvores para se desenvolver."
"Inclusive a grande maioria das espécies brasileiras são epífitas, ou seja, elas crescem presas aos troncos das árvores, e isso já diz bastante sobre o tipo de ambiente ideal para o seu desenvolvimento."
"Mas é preciso considerar uma série de fatores, como o fato de que além das epífitas, temos outas espécies que se desenvolvem em outros tipos de ambientes."
Epífitas:
crescem sobre outras plantas, geralmente árvores. Não são parasitas, apenas usam as outras plantas como suporte.
Terrestres:
crescem no solo, de onde retiram todos os nutrientes que precisam.
Aquáticas:
crescem em ambientes úmidos ou aquáticos. Suas raízes ficam submersas e absorvem nutrientes e água do ar e da superfície da água.
"Saber qual o tipo de orquídea que você está levando para casa, entender a origem dela e suas particularidades é o mais indicado para saber como criar o ambiente ideal para sua planta se desenvolver!", afirma Marcos Estevão Feliciano.