Manchas no rosto: Quais são os tipos, causas e tratamentos? Confira dicas de dermatologistas

Além de estar em um país que é naturalmente quente, a população brasileira está enfrentando uma dura realidade com a chegada das tão temidas ondas de calor.

Mas você sabia que isso pode influenciar na aparência ou surgimento de manchas no seu rosto?

Isso porque essas manchinhas podem aparecer ao longo do tempo devido à exposição solar. Conforme a temperatura sobre, mais a preocupação com os danos causados pela luz solar aumenta.


Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR

Apesar disso, o sol não é o único vilão das manchas! Diversos outros fatores podem interferir na saúde geral da sua pele.

As manchas, alterações na cor da pele, podem ter causas e tratamentos muito distintos.

Em entrevista à Vogue, as dermatologistas Larissa Oliveira e Ingrid Campos responderam diversas dúvidas a respeito das manchas faciais. Confira a seguir:

Tipos de manchas

Os quatro principais tipos são: efélides, melanose solar, hipercromia pós-inflamatória e melasma.

Efélides

Essas são as famosas sardas, que costumam surgir ainda no período da infância. São hereditárias e mais frequentes em pessoas loiras e ruivas.


Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR

Melanose solar

As manchas senis, como são conhecidas, aparecem em uma idade mais avançada, após os 40 anos, devido à longa exposição solar durante a vida.

Hipercromia pós-inflamatória

Manchas que são causadas por conta de inflamações no local.

Melasma

Já o melasma pode ocorrer por diversos fatores, como hormônios da gravidez, exposição solar, uso de anticoncepcional oral, exposição de fontes de calor (como secador de cabelo ou saunas).

Como prevenir manchas no rosto?

A resposta de ambas as dermatologistas levam ao mesmo lugar: uso do protetor solar diariamente. Apesar das manchas não serem causadas apenas pelo sol, podem ser intensificados devido a ele.

O protetor mais indicado é aquele de fator de proteção acima de (FPS 50). Além disso, o uso de chapéus e bonés é indispensável.


Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR

Larissa Oliveira afirma que utilizar fórmulas antioxidantes e clareadoras também podem funcionar na proteção da pele, atuando nos processos de formação da melanina.

Tratamento das manchas

O tratamento das manchas irá variar de acordo com o tipo de mancha. Por exemplo, o melasma deve ser acompanhado por antioxidantes orais em fórmulas manipuladas, além de bastante protetor solar. A medicação deve ser administrada após uma consulta ao dermatologista.

O estilo de vida de cada pessoa pode influenciar bastante na melhora ou não da aparência das manchas, portanto, é essencial analisar cada caso.

5 cortes de cabelo que rejuvenescem e prometem ser tendência em 2024

Ler Mais

Fonte: Vogue.

Ler Mais

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”