ÓLEO PARA ESTRIAS: O que é bom para estrias? Veja receitas caseiras para diminuir as estrias
As estrias são marcas que costumam aparecer na pele, especialmente depois de um processo de elasticidade, como uma brusca perda ou ganho de peso.
Por ser um incômodo para muitas pessoas, há uma grande busca de soluções caseiras para eliminar de uma vez por todas as estrias.
No entanto, essa procura pode acabar sendo prejudicial, além de não oferecer os resultados esperados.
Entre as misturas mais famosas, estão o uso de frutas cítricas, que contenham a vitamina C. Esse nutriente age na diminuição da aparência das estrias, comumente encontrada nesses alimentos.
Apesar disso, apenas aplicar suco de frutas cítricas, como laranja, não é eficaz para combater a estria, pois a vitamina não penetra sozinha na pele.
A dermatologista Valéria Goulart revelou a verdadeira ação e eficácia de cada uma dessas misturinhas para o Minha Vida. Confira a seguir:
Aloe vera para estrias
Apesar de ser bastante próximo de ter uma eficácia, pode apresentar resultados conflitantes. Ainda assim, alguns estudos sugerem que seus benefícios estão associados com a melhora da pele por conta das propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes.
Óleo de amêndoas
O óleo de amêndoas é considerado um poderoso hidratante para à pele, mas não possui um efeito direto no tratamento das estrias.
Esfoliação com batata
Ao contrário do que promove, esfregar batatas na pele não estimula a produção de fibras colágenas e elásticas que possam diminuir as estrias.
Suco de limão
Aliás, o suco de limão, mesmo com uma grande quantidade de vitamina C não é recomendado para tratamento caseiro. A substância estabilizada em laboratório, conhecida como ácido ascórbico é mais eficaz nessa missão.
Apesar disso, o dermatologista Cristiano Kakihara afirma que o tratamento em casa para estrias deve ser feito mediante uma consulta a um dermatologista, que deverá indicar o uso de medicações tópicas, como a tretinóina, ácido glicólico e a própria vitamina C.
Algumas outras técnicas também podem ser usadas no consultório, como indução de colágeno na pele, radiofrequência com microagulhamento, laser CO2 fracionado e microinfusão de medicamentos na pele.