Receita de empadão de frango: Saiba como preparar a receita original do empadão de frango

O empadão é um prato clássico da culinária brasileira, influenciado pela culinária portuguesa, esse prato delicioso se adaptou e se tornou parte da cultura culinária brasileira ao longo dos anos.

A base do empadão consiste em uma massa crocante e um recheio saboroso, que pode variar de acordo com a região e o gosto pessoal.

O empadão de frango cremoso se tornou uma opção popular, combinando a suculência do frango com o sabor irresistível do queijo e do creme.

IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR

Ingredientes para a massa

3 xícaras de farinha de trigo; 200g de manteiga gelada; 1 colher de chá de sal; 1 ovo; 1 colher de sopa de água gelada;

Para o recheio

500g de peito de frango cozido e desfiado; 1 cebola picada; 2 dentes de alho picados; 2 colheres de sopa de azeite; 1/2 xícara de extrato de tomate; 1/2 xícara de molho de tomate; 1 colher de sopa de cheiro verde picado; Sal e pimenta a gosto; 1/2 xícara de queijo cremoso; 2 gemas de ovo.

Em uma tigela grande, misture a farinha de trigo e o sal. Adicione a manteiga gelada em cubos e misture com as pontas dos dedos até obter uma textura de farofa.

Acrescente o ovo e a água gelada, e misture até a massa ficar homogênea. Envolva a massa em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.

Enquanto a massa descansa, prepare o recheio. Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho até dourarem. Adicione o frango desfiado, o extrato de tomate, o molho de tomate, o cheiro verde picado, o sal e a pimenta.

IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR

Cozinhe até que todos os ingredientes estejam bem incorporados e o recheio esteja cremoso. Retire a massa da geladeira e divida em duas partes: uma para a base e outra para a tampa do empadão.

Abra a primeira parte da massa com um rolo e forre o fundo de uma forma de empadão, deixando um pouco de massa para a borda. Espalhe o recheio de frango sobre a massa e adicione o queijo cremoso por cima.

Abra o restante da massa e cubra o recheio, selando bem as bordas. Pincele as gemas de ovo sobre a massa para dar um aspecto dourado ao empadão. Leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 40 minutos, ou até que a massa esteja dourada e crocante.

Receita de Nhoque tradicional: Aprenda a preparar um delicioso Nhoque para o seu final de semana

Ler Mais

Fonte:

Clube de receitas.

Ler Mais

Veja as principais notícias do dia em radio-jornal-new

IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories