TROMBOSE: Conheça 7 SINTOMAS da trombose e saiba COMO TRATAR

A trombose pode apresentar alguns sintomas; descubra quais são

A trombose é o termo usado para indicar a obstrução de qualquer vaso sanguíneo do organismo humano, podendo afetar tanto o sistema arterial quanto o venoso.

As internações hospitalares são o principal fator desencadeante de tromboses nas veias, conhecidas como tromboembolismo venoso ou TEV.

Este tipo de trombose pode se manifestar como trombose venosa profunda (TVP) ou como embolia pulmonar (EP).


Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR

"Na TVP, a obstrução de uma veia profunda (isto é, interna) da perna ou coxa causa, em geral, inchaço, vermelhidão e dor do lado acometido", inicia o Dr. Erich.

"Já a EP ocorre quando este trombo (como é chamado o coágulo de sangue) se solta e navega pela circulação até os pulmões, onde se aloja devido a seu tamanho, causando uma redução da capacidade de oxigenação do sangue, que costuma se manifestar como dor no peito e falta de ar", explica.

De acordo com o especialista, cerca de 60% de todos os casos de TEV ocorrem nos 90 dias que se seguem a uma internação hospitalar, muitas vezes quando os pacientes já estão em casa.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA TROMBOSE?

1. Dor


Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR

2. Inchaço corporal

3. Ardência

4. Calor no local do coágulo

5. Alteração na cor da área do coágulo, que pode ficar vermelha, azul ou arroxeada

6. Rigidez na musculatura da região


Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA RADIOJORNAL.COM.BR

7. Se o coágulo vai até o pulmão, o paciente pode apresentar ainda dor no peito e nas costas, tosse com sangue e respiração curta e rápida.

COMO TRATAR A TROMBOSE?

De forma geral, a trombose tem cura e basta seguir as recomendações médicas e fazer o uso correto da medicação para obtê-la.

Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de trombose, procure um médico para investigação e início de tratamento.