Apoio do Avante a Raquel Lyra passou pela executiva nacional, revela Waldemar Oliveira
Partido ingressou no governo estadual na última segunda (24), com a posse de Manuca como secretário, e ainda deve ganhar novos espaços na gestão

O deputado federal pernambucano Waldemar Oliveira reforçou, nesta segunda-feira (25), que a migração do Avante para o grupo de apoio à governadora Raque Lyra (PSD) passou por conversas com a executiva nacional da legenda.
A declaração foi dada um dia após o partido ingressar oficialmente na gestão estadual com a posse de Manuca, ex-prefeito de Custódia, como secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo.
"A gente quando sentou com a governadora para fazer essas articulações, a discussão foi nesse sentido de apoiar a reeleição da governadora Raquel. E o Avante vai, sim, em peso, apoiar a reeleição dela, não há qualquer discussão quanto a isso”, declarou Waldemar ao programa Passando a Limpo, da Rádio Jornal.
Segundo Waldemar, o presidente nacional da legenda participou da decisão.
"Tivemos consulta e conversa com o nosso presidente nacional, não foi uma decisão que tomou só eu e o grupo do Avante de Pernambuco. Ela vem respaldada pelo Luís Tibé, nosso presidente nacional”, disse o deputado.
Novas nomeações
Em relação ao ingresso de outros quadros do Avante no governo de Pernambuco, o parlamentar preferiu não opinar. Contudo, é consenso que o partido abocanhe outros espaços na gestão, como a administração do arquipélago de Fernando de Noronha, que deve ficar com o filho de Waldemar, Virgílio Oliveira.
A nomeação deve ocorrer assim que a governadora Raquel Lyra voltar do recesso, no fim deste mês de março.
“O presidente atual do Avante é o Sebastião Oliveira, meu irmão. Essa questão de resolução de cargos, eu deixo a cargo do presidente. É ele quem está resolvendo. A decisão que ele tomar, eu irei seguir”, declarou o federal.
Waldemar também não falou sobre a saída da legenda do grupo de João Campos (PSB). “A gente tem uma participação na prefeitura do Recife com o Procon do Recife. Até onde eu sei, é só isso aí. Não há mais nenhum outro espaço de indicação do Avante”.
Na eleição passada, o Avante apoiou a reeleição do prefeito do Recife. O grupo tentou eleger dois vereadores, mas só conseguiu uma cadeira na Câmara Municipal.
Presença no Sertão
Waldemar Oliveira concordou que a governadora Raquel Lyra está ampliando as bases no interior do estado, mas preferiu não polemizar uma possível disputa na cidade de Serra Talhada, reduto político da sua família.
Na última segunda, o governo estadual também nomeou Miguel Duque, filho do deputado estadual e ex-prefeito da cidade, Luciano Duque, como presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).
Waldemar afirmou que não teria dificuldade em estar no mesmo palanque ao lado da família Duque ou da atual prefeita da cidade, Márcia Conrado (PT), em defesa da reeleição de Raquel Lyra. Para ele, “quanto mais deputado defendendo Serra Talhada, mais emenda e mais obra” a cidade terá.
“Não vejo qualquer dificuldade nisso, não tenho qualquer problema em interlocução com Luciano Duque, inclusive ontem falei com ele. Minha relação pessoal com ele é muito boa, não tenho qualquer dificuldade. Ele é candidato à reeleição estadual, até onde sei, e eu devo ir como candidato à reeleição de federal”, declarou.