CNH

Quais são as etapas para tirar a CNH gratuita pelo CadÚnico?

Saiba como funciona a emissão da CNH gratuita para os inscritos no CadÚnico

Imagem do autor
Cadastrado por

Samara Cinobio

Publicado em 27/02/2024 às 12:06
Notícia
X

Para tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) gratuita pelo CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) é necessário seguir algumas etapas.

Normalmente, o processo consiste em:

Realizar o Cadastro no CadÚnico: Primeiro, é necessário estar cadastrado no CadÚnico. Esse cadastro é feito nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou na prefeitura do município. Se já estiver cadastrado, é importante manter as informações atualizadas.

Atender aos critérios: Para ter direito à CNH gratuita pelo CadÚnico, é preciso atender aos critérios estabelecidos pelo programa, que podem variar de acordo com a legislação vigente e as políticas do governo em questão. Geralmente, os critérios incluem ter uma renda familiar per capita abaixo de um determinado valor estabelecido pelo programa.

Seleção e encaminhamento: Uma vez cadastrado no CadÚnico e atendendo aos critérios estabelecidos, o interessado deve aguardar a seleção e o encaminhamento para o programa de habilitação gratuita.

Esse processo varia de acordo com o programa implementado pelo estado ou município, podendo envolver entrevistas e análises de documentos.

Participação em programas de formação: Após ser selecionado e encaminhado para o programa de habilitação gratuita, o candidato deve participar das etapas de formação estabelecidas pelo programa. Isso geralmente inclui aulas teóricas e práticas em autoescolas credenciadas.

Realização dos exames: Uma vez concluído o processo de formação, o candidato deve realizar os exames necessários para obtenção da CNH, incluindo exames médicos e psicológicos, além do exame prático de direção.

Emissão da CNH: Após a aprovação em todos os exames, a CNH será emitida e entregue ao candidato, permitindo que ele esteja habilitado a conduzir veículos.

É importante ressaltar que os detalhes específicos do processo podem variar dependendo da legislação e das políticas adotadas pelo governo em cada período, por isso é sempre recomendável verificar as informações mais atualizadas junto aos órgãos responsáveis.

Tags