Governo Federal intensifica combate a roubo e furto de celulares com programa 'Celular Seguro'; entenda

Iniciativa visa proteger dados e bloquear aparelhos, enquanto especialistas reforçam dicas de segurança para milhões de vítimas anuais no Brasil

Publicado em 29/07/2025 às 16:19
Google News

O Brasil enfrenta um problema de segurança pública de magnitude desproporcional, com mais de 1 milhão de aparelhos celulares roubados anualmente. Em resposta a essa preocupação e ao questionamento da sociedade sobre a ausência de tecnologia para impedir a atuação de criminosos em pleno ano de 2025, o governo federal lançou uma nova fase do programa Celular Seguro. Esta iniciativa visa combater o roubo e o furto de smartphones no país.

Ouça a matéria em áudio:


O que é o Celular Seguro?


O aplicativo Celular Seguro, uma tecnologia desenvolvida pelo governo federal, foi criado com o objetivo principal de proteger os dados dos cidadãos armazenados nos telefones. A ferramenta permite que, após a perda, roubo ou furto do aparelho, a vítima possa não apenas comunicar o ocorrido, mas também acionar bloqueios do próprio aparelho e de aplicativos bancários. Isso evita que o criminoso tenha acesso a informações ou realize transações. Além disso, a iniciativa pretende enviar notificações para os celulares roubados ou furtados que forem habilitados em uma nova linha telefônica.


Medidas de proteção e dicas de segurança


Embora em outros países as iniciativas de proteção sejam geralmente implementadas pelos próprios sistemas operacionais, como Android e iOS, o Google desenvolveu medidas específicas para o Brasil. Um exemplo é o uso do acelerômetro para identificar movimentos bruscos que possam indicar um roubo, visando proteger dados e reduzir os danos em caso de crime.


Para os cidadãos, adotar certas práticas pode mitigar os riscos e as consequências de um roubo:
• Reativar o número em outro aparelho o mais rápido possível.
• Manter os backups atualizados regularmente.
• Evitar deixar e-mails e aplicativos abertos e acessíveis no celular.
• Gravar o número IMEI (International Mobile Equipment Identity) do aparelho e compartilhá-lo com uma pessoa de confiança.
• Configurar bloqueios adicionais para e-mails, SMS e aplicativos bancários.


A Importância do Número IMEI


O número IMEI é fundamental para o registro do boletim de ocorrência e para que as autoridades possam rastrear o aparelho. Ter esse número anotado em um local seguro e de fácil acesso é uma medida preventiva essencial para auxiliar na recuperação do dispositivo e na investigação do crime.


Conteúdos sobre o programa Celular Seguro e outras dicas de segurança podem ser encontrados no site da Rádio Jornal ou nos principais aplicativos de podcast, como Spotify, Deezer, Google e Apple Podcasts, conforme informações de Kevin Paes para o Rádio Livre.

*Texto gerado com auxílio de IA a partir de conteúdo autoral da Rádio Jornal com edição de jornalista profissional

Tags

Autor