Ralph de Carvalho alerta para o perigo das torcidas organizadas

Comentarista da Rádio Jornal aborda invasão ao CT do Sport, coação de dirigentes e prejuízos humanos e monetários no futebol de Pernambuco

Publicado em 17/07/2025 às 19:48
Google News

Ralph de Carvalho contextualizou a recente invasão da torcida jovem ao Centro de Treinamento (CT) do Sport, que resultou na "quebra de portão, danificação de câmeras e ameaças aos jogadores do Leão, chegando a agredir fisicamente, porque foi dito que eles deram tapa no rosto do atacante Pablo".

O comentarista recordou um episódio anterior, envolvendo torcedores organizados de Sport e Santa Cruz nas ruas do Recife, onde um torcedor ficou ferido. Naquela ocasião, "a polícia prendeu 13 deles. Dos 13, 6, depois de levantadas as fichas, a polícia verificou que eram já pessoas que tinham cometido homicídios, que tinham participado de tráfico de drogas e roubo". Isso reforça sua afirmação de que "é um pessoal perigoso para se lidar".

Ainda sobre o Sport, Ralph de Carvalho ressaltou que a direção do clube, após assinar um documento com o Ministério Público se comprometendo a banir as torcidas organizadas, "chegou depois disso (...) a convidar uma organizada para conversar nas dependências do clube".

Dirigentes Reféns e Ameaças

O comentarista citou casos semelhantes, como o do Dr. Bartolomeu Bueno, desembargador e ex-presidente da comissão fiscal do Santa Cruz, que "estava sendo coagido, forçado a dar um parecer por essas torcidas do Santa Cruz também e foi ameaçado inclusive na sua própria vida e acabou preferindo renunciar". Mesmo após a renúncia, "tá circulando um vídeo (...) que ele continua sendo agredido verbalmente nas ruas".

Outro exemplo mencionado foi o de um ex-presidente do Náutico que "foi abordado pela uma torcida organizada do Náutico que exigia 150 ingressos em cada jogo e ameaçou se o presidente não desse que sabia onde o filho dele estudava e conhecia a vida privada, sabia onde ele andava, filhos e esposa, todo mundo". Esse grupo, segundo Ralph, "continuou recebendo 150 ingressos".

Acompanhe o episódio na íntegra:

Para Ralph de Carvalho, "se o Romão estiver sendo refém de um grupo de bandidos, porque aqui nós estamos tratando de bandidos nessas torcidas organizadas, a situação dele tem que ser encarada diferente".

A solução, de acordo com ele, seria o dirigente "procurar em silêncio o Secretário de Segurança e Defesa Social, conversar com ele numa conversa particular, mas com ação séria de investigação de poder chegar esses caras, isolar e prender".

Impacto nos Clubes e Atletas

O prejuízo causado por torcidas organizadas não se limita a agressões e ameaças. Ralph de Carvalho lembrou que "a torcida do Sport já deu o prejuízo de mais de R$ 6 milhões de reais em anos atrás (...) por causa de uma invasão no jogo contra o Vasco da Gama", o que resultou em punição e a necessidade de o Sport jogar fora de seu campo.

Atualmente, a repercussão da invasão ao CT do Sport "atingiu a negociação" de jogadores. O Sport estava tentando contratar "o atacante Matias Perédio (...) da Argentina, do Central Córdoba, jogador de 23 anos", e um zagueiro, mas "deixou de contratar (...) dois jogadores".
O comentarista também mencionou a situação do jogador Carlos Alberto, que, após sair do Sport, onde vivia uma "crise técnica impressionante", "ao sair do Sport reencontrou o caminho do gol" em sua estreia pelo Cuiabá.

Ralph sugeriu que a "cobrança da torcida e com este aperreio de torcida organizada, fazendo ameaça de dar um surra nos jogadores, se os jogadores não vencerem", pode "perturbar também o ambiente e torna essa crise técnica, possivelmente até mais profunda".

A Situação da SAF no Santa Cruz

Além dos problemas com torcidas, Ralph de Carvalho abordou a situação da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Santa Cruz. Segundo ele, o desentendimento não ocorre dentro do clube, mas sim na "Coral Participações, que é a empresa que está comprando a SAF do Santa Cruz".

Um dos dirigentes que está deixando a Coral Participações S.A. é Dinis, que, segundo o jogador Thiago Galhardo, foi quem o convenceu a vir para o Arruda, assim como o goleiro Felipe. Thiago Galhardo "chegou a dizer que se não prosperar a SAF, ele poderá deixar o Arruda", e que a "confusão no Santa Cruz com relação a SAF está chegando no vestiário".

Para aprofundar-se nesses temas e entender mais sobre o cenário do futebol pernambucano, ouça o comentário completo de Ralph de Carvalho na Rádio Jornal.


*Texto escrito com auxílio de inteligência artificial, com base em conteúdo original da Rádio Jornal, e sob supervisão e análise de jornalistas profissionais.

Tags

Autor